Foto: Lucas Figueiredo / CBF.

Com transmissão pela TV Globo, os dois melhores elencos do futebol brasileiro se enfrentam neste domingo às 16h no Maracanã pela primeira rodada do campeonato brasileiro.

Por Delmo Menezes

Flamengo e Palmeiras estreiam neste domingo (30) no Campeonato Brasileiro. Os rubro-negros vão em busca do tricampeonato, já que levaram o título nas edições de 2019 e 2020. Já o Verdão não levanta a taça do Brasileirão desde 2018.

Com status de favoritos para briga pelo título do Brasileiro, Flamengo e Palmeiras fazem a estreia na competição neste domingo, às 16h, no Maracanã, no duelo mais esperado da primeira rodada. Com seus elencos estrelados, as equipes já decidiram nesta temporada o título da Supercopa, e os cariocas levaram a melhor na disputa de pênaltis.

O Flamengo tem sido um adversário duro para o Palmeiras. O atual bicampeão brasileiro não perde para a equipe paulista há sete confrontos (três vitórias e quatro empates). Aliás, a invencibilidade rubro-negra nesta temporada é grande: o time de Rogério Ceni não perde há 12 partidas.

As duas equipes já se enfrentaram neste ano em jogo eletrizante disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, válido pela Supercopa do Brasil. Nos 90 minutos mais acréscimos o placar terminou em igualdade de 2 a 2. Entretanto, nos pênaltis, o atual campeão Brasileiro derrotou o campeão da Copa do Brasil do ano passado por 6 a 5.

Além da Supercopa, na temporada de 2021, os rubro-negros também conquistaram o Campeonato Carioca em duelo com o Fluminense, enquanto o time alviverde chegou à decisão do Campeonato Paulista e foi superado pelo São Paulo na final, ficando com o vice-campeonato.

Pela Copa Libertadores da América, ambos os times passaram para as oitavas de final como primeiro colocado de seus grupos. Os paulistas somaram 15 pontos, tendo o Defensa y Justicia (Argentina), Independiente del Valle (Equador) e o Universitário (Peru) como concorrentes no Grupo A. Já os cariocas conquistaram 12 pontos em confrontos com o Vélez Sarsfield (Argentina), LDU (Equador) e Unión La Calera (Chile) no Grupo G.

Flamengo e Palmeiras somam juntos 18 títulos de campeão Brasileiro na história. O Alviverde conta com 10 taças, em 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018. Além disso, levaram a Taça Brasil em 1960 e 1967 e o Robertão em 1967 e 1976, que são títulos considerados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) equiparados ao Brasileirão. Já o rubro-negro gritou campeão em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020.

Flamengo – técnico Rogério Ceni

O time não terá Gabigol, vetado por causa de indisposição estomacal, mas conta com os retornos de Arão e Bruno Henrique, que cumpriram suspensão na Libertadores e não enfrentaram o Vélez Sarsfield. Com a ausência do camisa 9, a tendência é de que Pedro seja mantido no time titular.

A provável escalação do Flamengo: Diego Alves, Isla, Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro.

Quem está fora: Thiago Maia (se recupera de cirurgia no joelho) e César (se recupera de cirurgia no joelho). Renê não foi relacionado porque está em fase de recondicionamento físico.

Palmeiras – Técnico: Abel Ferreira

A tendência é que Abel Ferreira rode o elenco e faça mudanças especialmente do meio para frente, já que muitos dos considerados titulares começaram o duelo com o Universitario-PER no banco de reservas. As principais dúvidas estão nas laterais, pois Gabriel Menino e Viña tiveram bom desempenho na Libertadores. O português, que estaria fora deste jogo por punição do STJD, foi liberado para trabalhar graças a um efeito suspensivo.

A provável escalação do Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Alan Empereur (Renan); Gabriel Menino (Mayke), Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Viña (Victor Luis); Rony e Luiz Adriano.

Quem está fora: Kuscevic (lesão na coxa direita), Marcos Rocha (lesão na coxa esquerda), Gabriel Veron (lesão na coxa esquerda) e Breno Lopes (transição).

Arbitragem

  • Árbitro: Anderson Daronco
  • Assistente: Leirson Peng Martins
  • Assistente: Michael Stanislau
  • VAR: Daniel Nobre Bins

Com GE/EBC/Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here