Imagem desta segunda-feira, 20, mostra Donald Trump no seu discurso inicial como 47.º presidente dos Estados Unidos Foto: Kenny Holston/NYT.

No primeiro discurso como 47.º presidente americano, republicano afirmou que EUA irão ‘restaurar soberania’

Por Redação

Donald Trump prometeu uma nova era dourada nos Estados Unidos no primeiro discurso como o 47.º presidente americano. Em pouco mais de meia hora, o republicano anunciou medidas de militarização e fechamento da fronteira com o México, disse que reverteria por completo as políticas do governo Joe Biden e voltou a repetir que tomaria o Canal do Panamá. “Nossa soberania será restaurada”, declarou.

“A era de ouro dos EUA começa agora mesmo”, disse no início do discurso. “Minha eleição é um mandato para reverter completa e totalmente a traição horrível e todas essas muitas traições que ocorreram e devolver às pessoas sua fé, sua riqueza, sua democracia e, de fato, sua liberdade. A partir deste momento, o declínio da América acabou”, acrescentou.

Em seguida, o novo presidente falou sobre um país que, na sua visão, passa por uma crise de confiança que só ele pode restaurar. Ele prometeu declarar imediatamente o estado de emergência nacional na fronteira para enviar militares, encerrar os programas de diversidade, equidade e inclusão e renomear o Golfo do México como “Golfo da América”.

Como nas últimas semanas, Trump também prometeu retomar o controle do Canal do Panamá, que pertence ao Panamá, com a falsa acusação de que a China opera no local. “Nós o tomaremos de volta”, disse.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Com Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here