“Ato Vacina é direito de todos e dever do Estado”, será sexta-feira (18) na Praça dos Três Poderes em frente ao Palácio do Planalto, às 09h
Por Redação
Trabalhadores, movimentos sociais, sindicatos, conselhos e estudantes, promovem ato público em defesa da Vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira (18), na Praça dos Três Poderes.
De acordo com nota divulgada à imprensa, muitos países já começaram a adotar processo emergencial de vacinação em fase 3, e alguns já estão vacinando a população.
A nota diz ainda que quanto mais tempo o Brasil levar para iniciar seu planejamento de vacina para a COVID-19, mais vidas são ameaçadas, mais mortes vamos contabilizar e menos chances de recuperação social, emocional e econômica vamos ter.
Leia a nota na íntegra
NOTA À IMPRENSA
ATO “VACINA É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO!”
“A pandemia de Covid19, desde Março de 2020, já ceifou mais de 180 mil pessoas no Brasil. O Governo Federal, mesmo com essa quantidade de mortos, tem adotado medidas insuficientes para conter a pandemia. Muitos países já começaram a adotar planos de vacinação, processo de aprovação emergencial de vacinas em fase 3 e alguns países já começaram a vacinar a população. O Brasil tem um plano de vacinação sem data de início e a morosidade da Anvisa em aprovar alguma das vacinas que podem ser utilizadas em território nacional.
Quanto mais tempo o Brasil leva para iniciar seu planejamento de vacina para a COVID-19, mais vidas são ameaçadas, mais mortes vamos contabilizar e menos chances de recuperação social, emocional e econômica vamos ter. Temos pressa para ter acesso a imunização contra a COVID-19, pois queremos retomar nosso cotidiano de trabalho, estudos e vida social, mas de forma segura e saudáveis.
Não podemos aceitar que um país de dimensões continentais, com mais de 200 milhões de habitantes, com uma política de imunização consolidada há mais de 47 anos, tenha como objetivo imunizar menos de 1/3 de sua população em 2021.
Considerando este cenário, trabalhadores, movimentos sociais, sindicatos, conselhos, estudantes e partidos, reivindicam do Governo Federal um plano nacional de vacinação, que agregue professores e profissionais da segurança pública já na primeiras etapa, com ampliação do número de doses a serem adquiridas e ofertada a toda a população. Que a ANVISA aprove as vacinas que já estão sendo aplicadas em demais países em caráter de urgência. Do governo distrital, exigimos um plano de vacinação que permita o acesso da população do DF à imunização.
O Ato Será realizado respeitando as recomendações internacionais de distanciamento, com número limitado de participantes”.
Local: Praça dos Três Poderes
Data e Horário*: 18/12 (sexta-feira), 9h
Obrigatório uso de máscara. Atente-se às orientações de distanciamento social.*