
Lançado durante as festividades do Carnaval, o Vai de Graça tem apresentado um crescimento constante no número de usuários a cada semana
Por Redação
Em apenas dois meses de operação, o programa Vai de Graça, implementado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em março, já se consolidou como um sucesso absoluto, ultrapassando a impressionante marca de 10,7 milhões de acessos no sistema de transporte público. A iniciativa pioneira, que garante a gratuidade nos ônibus, metrô e BRT aos domingos e feriados, tem transformado a mobilidade urbana no Distrito Federal, impulsionando o lazer, a economia local e o acesso à cultura.
Lançado durante as festividades do Carnaval, o Vai de Graça tem apresentado um crescimento constante no número de usuários a cada semana. O impacto positivo do programa se reflete no aquecimento do comércio, no fomento da economia e no aumento do fluxo turístico na capital. A gratuidade no transporte público tem facilitado o deslocamento da população, permitindo que mais pessoas desfrutem de momentos de lazer e tenham acesso a eventos culturais em todo o Distrito Federal.
O governador Ibaneis Rocha celebrou o sucesso da iniciativa, destacando seus benefícios que vão além da simples gratuidade: “O Vai de Graça é um sucesso. Mais do que facilitar o transporte, ele movimenta o comércio e permite que famílias saiam de casa para passeios, para os parques, para a igreja. É um programa que gera retorno social e econômico, promove inclusão e melhora a qualidade de vida da nossa população”.
Um dos maiores picos de adesão ao programa foi registrado no feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), quando foram contabilizados 526.556 acessos, um aumento expressivo de 57,16% em comparação com o mesmo feriado em 2024, período anterior à implementação do Vai de Graça. No último domingo (4), a alta média de adesão se manteve, com 479.786 acessos.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, expressou grande satisfação com os resultados alcançados: “Superamos todos os nossos objetivos, otimizamos a frota que ficava ociosa aos domingos e feriados e conseguimos absorver 60% mais usuários, sem aumentar o custo do sistema de transporte”.
Outros feriados e datas comemorativas também registraram números significativos de acessos, evidenciando a forte adesão da população ao programa. Na Páscoa, foram 474.545 acessos, enquanto no aniversário de Brasília o número chegou a 602.653. Durante o Carnaval, a gratuidade impulsionou ainda mais a utilização do transporte público: sábado (2/3), 491.985 acessos; domingo (3/3), 770.364; segunda-feira (4/3), 590.775; e terça-feira (5/3), 462.384.
Zeno Gonçalves ressaltou a importância do Vai de Graça como uma política pública de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Ele enfatizou que o Distrito Federal se destaca no cenário nacional por possuir uma frota renovada, um maior número de linhas disponíveis, veículos menos poluentes e, agora, o programa de gratuidade mais abrangente do Brasil entre regiões do mesmo porte.
“O feriado do Dia do Trabalhador surpreendeu. Tivemos um incremento, comparativamente a outros feriados e domingos do programa Vai de Graça, de cerca de 20%, mostrando que, de fato, o trabalhador aproveitou esse dia para conhecer Brasília, visitar as regiões mais importantes e aproveitar esse grande programa, que possibilita a inclusão social e o alívio no orçamento das famílias”, completou o secretário.
Para usufruir da gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, os passageiros podem utilizar os cartões Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil. Aqueles que não possuem nenhum desses cartões podem utilizar cartões de crédito e débito, também sem custo, apenas para liberar a catraca. O sucesso do Vai de Graça demonstra o impacto positivo de políticas públicas inovadoras que visam facilitar a vida da população e promover o desenvolvimento social e econômico.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Com Ag. Bsa