Foto: Ruy/IgesDF

Reforma tem custo estimado em R$18 milhões e vai deixar o atendimento mais humanizado, qualificado e eficiente

Por Bruno Laganá

Na última quarta-feira (2), o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Cleber Monteiro, juntamente com o Superintendente do Hospital de Base, Dr Guilherme Porfírio, e a Gerente Geral de Engenharia do Instituto, Tatiana Tostes de Oliveira, aproveitaram a visita da Vice-governadora do DF, Celina Leão, à unidade para realizar uma breve apresentação do projeto da reforma do Pronto Socorro.

A ideia da reforma completa do PS partiu de uma necessidade apresentada pelas gerências assistenciais. “Pensando em oferecer um atendimento mais qualificado, humanizado e eficiente para nossos pacientes, as gerências assistenciais nos ajudaram a idealizar o projeto de forma a desenvolver melhorarias no atendimento realizado aos pacientes do Pronto Socorro”, explica a Dra Fernanda Hak, Gerente Geral de Assistência do HBDF.

A proposta visa uma melhor setorização dos espaços do Pronto Socorro, com usos mais bem definidos, otimizando os fluxos e acessos. “O projeto prevê modificações nos acessos de emergência, aproximando ambientes críticos e restringindo a circulação em áreas sensíveis”, explicou Guilherme. A ideia é que, com isso, seja possível reduzir o tempo de internação de pacientes no PS.

A reforma prevê a criação de duas unidades de suporte: uma para atendimento a pacientes do Centro de Trauma e outra para pacientes clínicos, totalizando 125 leitos. Ambas serão equipadas com os ambientes de apoio necessários e devidamente isolados, proporcionando um atendimento mais seguro e eficiente.

Além disso, a reorganização concentrará toda a área de serviço em um fluxo exclusivo, garantindo que os pacientes não tenham acesso a espaços restritos, como áreas de preparo e armazenamento de materiais e medicamentos.

O projeto de arquitetura foi desenvolvido pela arquiteta Bruna Beatriz da Gerência de Projetos, vinculada à Superintendência de Engenharia e Arquitetura do IgesDF, e contempla uma reestruturação geral do Pronto Socorro, incluindo a substituição de pisos, a melhoria dos acabamentos e portas, entre outros ajustes.

Haverá também uma reformulação da recepção principal e do acesso ao edifício, tornando o ambiente mais acolhedor e confortável para os usuários. Por fim, será implementado um sistema de climatização em conformidade com as normas vigentes, garantindo maior conforto térmico e adequação às exigências técnicas.

O tempo previsto para a execução da obra é de oito meses e terá de ser realizada em quatro etapas para que não seja necessário interromper o atendimento aos pacientes. O projeto inclui também uma nova fachada mais moderna. A reforma completa do Pronto Socorro do Hospital de Base tem custo estimado em R$18 milhões.

A vice-governadora Celina Leão pôde tirar dúvidas sobre o projeto e prometeu apresentar a ideia ao Governador Ibaneis Rocha. “Vou trazer uma boa notícia para vocês”, disse. De acordo com o Diretor de Administração e Logística do IgesDF, Rubens Pimentel, caso a verba seja destinada, a licitação poderá ser lançada até o começo do segundo semestre de 2025.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Com IgesDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here