O cronograma de lançamento da terceira edição do projeto Em um Piscar de Olhos começou no Gama nesta terça-feira (18) | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

A expectativa é que, ao final desta edição, o projeto alcance a marca de 50 mil estudantes atendidos desde sua criação

Por Redação

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Instituto Desponta Brasil, deu início nesta terça-feira (18) à terceira edição do projeto Em um Piscar de Olhos, que oferecerá consultas oftalmológicas e distribuição gratuita de óculos a mais de 15 mil estudantes da rede pública de ensino do Gama, Ceilândia e Sobradinho. A iniciativa, que já beneficiou mais de 40 mil alunos em edições anteriores, tem como meta atender mais de 5 mil estudantes em cada uma das três regiões administrativas.

O programa, que começou no Centro de Ensino Especial (CEE) 1 do Gama, inclui triagens nas escolas, consultas oftalmológicas em formato de mutirão e a entrega de óculos para alunos com necessidades visuais identificadas. A expectativa é que, ao final desta edição, o projeto alcance a marca de 50 mil estudantes atendidos desde sua criação.

Fernanda Mateus, subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, destacou a importância da iniciativa para a qualidade de ensino e de vida dos alunos. “Quando falamos sobre a questão oftalmológica, estamos falando em qualidade de ensino e qualidade de vida. Consequentemente, em qualidade na aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou. Ela ressaltou ainda o impacto emocional da entrega dos óculos: “É emocionante ver a reação dos alunos ao perceberem que podem enxergar melhor”.

O cronograma de atendimentos segue para Ceilândia nesta quarta-feira (19) e chega a Sobradinho na quinta-feira (20). O deputado distrital Daniel Donizet, um dos parlamentares que destinaram emendas para o projeto, enfatizou a relevância da ação. “Cerca de 80% dos alunos nunca sequer fizeram uma consulta oftalmológica. Só no Gama, serão atendidas 16 escolas, beneficiando mais de 5 mil alunos”, disse.

Leonardo Figueiredo, idealizador do projeto e fundador do Instituto Desponta Brasil, explicou que a iniciativa já passou por nove estados do país e tem como foco levar saúde oftalmológica a crianças de escolas públicas. “Nossa metodologia leva saúde oftalmológica a quem mais precisa: as crianças de escola pública. Aqui no DF, já identificamos e auxiliamos diversos estudantes, oferecendo não apenas os óculos gratuitos, mas também encaminhamento especializado quando necessário”, afirmou.

Inovação e impacto nas políticas públicas

Além do atendimento médico, o projeto inova ao implementar um sistema integrado de saúde oftalmológica, que permitirá às secretarias de Educação e de Saúde acessar dados para o melhor direcionamento de políticas públicas. “Todas as informações dos alunos atendidos são registradas em um sistema, permitindo que as pastas tomem as melhores decisões sobre recursos futuros tanto na saúde quanto na educação”, explicou Figueiredo.

Para a SEEDF, o impacto do programa vai além da saúde visual. “Quando entregamos os óculos, vemos o reconhecimento, o sentimento de pertencimento. É emocionante ver a reação dos alunos ao perceberem que podem enxergar melhor”, concluiu Fernanda Mateus.

Com o sucesso das edições anteriores e a ampliação do atendimento, o projeto Em um Piscar de Olhos consolida-se como uma iniciativa fundamental para garantir o direito à saúde e à educação de qualidade para milhares de estudantes do Distrito Federal.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here