O presidente da Rússia Vladimir Putin. Foto: TV CNN/Brasil

Presidente russo afirmou que enviará funcionário do governo ao encontro de novembro.

Por Redação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou à CNN Brasil que não irá à cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, em novembro deste ano.

Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra durante a operação russa na Ucrânia. O Brasil é signatário do Tratado de Roma e seria obrigado a respeitar a decisão do TPI e prender o líder russo no momento em que ele chegasse ao solo brasileiro.

O procurador-geral ucraniano, Andriy Kostin, inclusive, fez um apelo na semana passada para que o Brasil prendesse Vladimir Putin caso ele viesse ao encontro.

“Temos uma boa relação, relação amigável com o presidente Lula. Eu iria lá de propósito? Para violar a operação desse fórum? Para arruinar o fórum?”, indagou.

“Mesmo colocando o TPI de lado, será o único tópico em discussão, por que faríamos isso? Somos adultos. Vamos achar uma pessoa na Rússia que possa representar os interesses da Rússia no Brasil”, adicionou.

Putin também disse que a Rússia poderia assinar um acordo bilateral com o Brasil para contornar o mandado de prisão do TPI, se necessário.

“Decisões desse tipo são muito fáceis de contornar, basta assinar um acordo intergovernamental e pronto – a jurisdição do TPI será limitada”, disse Putin.

A Rússia, que não é signatária do TPI, nega veementemente as alegações de crimes de guerra feitas contra ela pelo tribunal, pela Ucrânia e seus aliados ocidentais.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital com Reuter/CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here