O pagamento será realizado diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Por Redação
A Receita Federal realiza nesta quarta-feira (30) o pagamento de lote de restituição do Imposto de Renda (IR) referente aos contribuintes que caíram na malha fina e conseguiram regularizar suas pendências com o Fisco. Ao todo, serão creditados R$ 339,63 milhões para 279.500 contribuintes em todo o país.
Desse montante, cerca de R$ 180,27 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso. Entre os beneficiados, destacam-se 204.798 pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que lhes garante prioridade desde 2023.
Além disso, receberão a restituição nesta etapa:
- 25.283 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 9.502 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 4.284 idosos acima de 80 anos;
- 3.820 pessoas com deficiência física, mental ou com moléstia grave.
Outros 31.813 contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias, nem informaram chave Pix, também serão contemplados neste lote.
O pagamento será realizado diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR. Caso o contribuinte não veja seu nome na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos lotes.
A consulta do lote está disponível desde o dia 23 de abril no site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, ou por meio do aplicativo oficial da Receita para tablets e smartphones.
Caso o crédito não seja realizado por algum motivo — como uma conta bancária desativada — o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento do crédito pode ser feito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor da restituição não for resgatado dentro desse prazo, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente no Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A Receita Federal reforça que manter os dados bancários atualizados e resolver pendências o quanto antes são ações essenciais para garantir o recebimento da restituição dentro dos prazos estabelecidos.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital