
A celebração dos 65 anos vai muito além dos shows. A cidade será palco de eventos culturais, esportivos e religiosos.
Por Redação
O aniversário de 65 anos de Brasília será marcado por uma grande festa popular com atrações para todos os gostos e idades. Entre os dias 19 e 21 de abril, a Esplanada dos Ministérios se transformará em palco para shows de grandes nomes da música nacional, em uma programação inteiramente gratuita promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com o tema “O melhor tempo é agora”.
A abertura oficial será no sábado (19), com destaque para Wesley Safadão — que já gravou dois DVDs em Brasília — e o gigante do axé Léo Santana. No domingo (20), será a vez do icônico cantor Fagner, do projeto O Grande Encontro (que reúne nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo) e da sensação do piseiro Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), a programação começa pela manhã com o cantor gospel Eli Soares e segue com Menos É Mais, grupo brasiliense de pagode que conquistou o país, e a consagrada dupla Zé Neto & Cristiano, que fará a gravação de um novo projeto audiovisual durante o show.
Além da música, a estrutura montada na Esplanada promete encantar o público com um megapalco, telões, passarela, camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação. Para facilitar o acesso, o GDF ativará o programa Vai de Graça, que garante transporte público gratuito de 17 a 21 de abril, abrangendo o feriadão da Semana Santa até o dia do aniversário da capital.
Mais que festa: uma programação diversa e cultural
A celebração dos 65 anos vai muito além dos shows. A cidade será palco de eventos culturais, esportivos e religiosos. Um dos destaques é a tradicional Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, que acontece na sexta-feira (18), com apoio dos órgãos do GDF. Já na segunda-feira (21), às 10h, será celebrada uma missa em ação de graças à cidade, na Catedral Metropolitana de Brasília, presidida pelo arcebispo Dom Paulo Cezar. A cerimônia deve reunir cerca de 3 mil fiéis.
O turismo também será incentivado. O programa Lazer Para Todos permitirá entrada gratuita no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília durante os cinco dias de feriado. A rede hoteleira aderiu à festa com promoções de até 35% nas diárias, e a gastronomia será contemplada com os festivais Restaurant Week (14 a 27 de abril) e Comida di Buteco (11 de abril a 4 de maio).
Para os amantes do esporte, a Maratona Brasília acontece nos dias 20 e 21, com percursos que vão desde caminhadas de 3 km até a prova completa de 42 km, com largada na Esplanada, em frente ao Museu Nacional.
Cultura em destaque
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) preparou uma programação especial em seus principais equipamentos culturais. Na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, haverá apresentações teatrais no dia 19, espetáculo de mágica no dia 20, e no dia 21 a tradicional Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
Com uma programação rica, diversificada e inclusiva, o GDF celebra os 65 anos de Brasília com a proposta de aproximar ainda mais a população da arte, cultura, fé, lazer e cidadania — um verdadeiro presente para a capital e seus moradores.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital