Gestores de organizações sociais de saúde e servidores de órgãos de controle participaram de palestras e mesas de discussão sobre diferentes aspectos do modelo de OSS. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Durante o evento, foram apresentadas palestras e mesas de discussão sobre diversos aspectos do modelo de OSs

Por Delmo Menezes

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, nos dias 27 e 28 de maio, o seminário “Oportunidades e Riscos do Modelo de Organizações Sociais de Saúde”. O evento reúne autoridades e especialistas para debater as potencialidades e os desafios do modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O seminário teve como objetivo principal promover um debate amplo e aprofundado sobre o modelo de OSs na saúde, buscando avaliar seus benefícios e identificar os riscos que o acompanham. O objetivo é encontrar formas de aprimorar o modelo e contribuir para a prestação de serviços de saúde de qualidade à população brasileira.

O evento foi promovido pelo TCU em parceria com diversas instituições relevantes na área da saúde, incluindo o Instituto Rui Barbosa, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

Participantes

O seminário contou com a participação de gestores de OSs, servidores públicos de órgãos de controle interno e externo das esferas federal e estadual, além de especialistas e pesquisadores da área da saúde.

Temas Abordados

Durante o evento, foram apresentadas palestras e mesas de discussão sobre diversos aspectos do modelo de OSs, como:

  • A importância da gestão eficiente e transparente para o sucesso do modelo;
  • Os riscos do modelo OSs e seus impactos para o poder público;
  • Oportunidades de melhoria na transparência do modelo;
  • Oportunidades do modelo para o poder público e para as instituições do terceiro setor.

Autoridades

A secretária-geral de Controle Externo do TCU, Ana Paula Sampaio, ressaltou a importância do seminário para a compreensão dos problemas e oportunidades do modelo de OSs, com o objetivo de aprimorá-lo e contribuir para o fortalecimento do SUS.

“Este modelo pode ser exitoso, desde que haja uma organização com expertise, experiência, transparência, e com o entendimento de que o objetivo maior é fortalecer o SUS”, afirmou a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

A secretária de Saúde do DF, Dra. Lucilene Florêncio, enfatizou o papel do seminário em trazer conhecimento aos gestores de saúde e contribuir para a implementação exitosa do modelo Organização Social, desde que haja gestão eficiente, transparente e com foco no atendimento às necessidades da população.

As palestras e mesas de discussão proporcionaram um debate rico e informativo sobre o modelo de OSs, com a participação de especialistas e representantes dos diversos setores envolvidos.

O seminário “Oportunidades e Riscos do Modelo de Organizações Sociais de Saúde” foi um importante evento para o debate sobre o futuro da saúde no Brasil. As discussões realizadas durante o evento contribuirão para o aprimoramento do modelo de Organizações Sociais e para a busca por um sistema de saúde mais eficiente, transparente e que atenda às necessidades da população brasileira.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here