
Por Delmo Menezes
Apesar dos problemas que a Saúde Pública do DF vem enfrentando na qual é de conhecimento de todos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 01 da Asa Norte – 905 Norte (Antigo Centro de Saúde nº 11), destaca-se pela eficiência na gestão, principalmente na Estratégia Saúde da Família (ESF).
A UBS é gerenciada pelo enfermeiro Daniel Veras de Melo, que está à frente da unidade desde 28 de novembro de 2017. O enfermeiro se orgulha de ter estudado sempre em escolas públicas e na Universidade Federal de Brasília (UNB).
A equipe comandada por Daniel atende uma população em torno de 70 mil habitantes na Asa Norte de Brasília, com 40% de cobertura em Saúde da Família.
A unidade conta com 04 equipes da ESF composta por 4 médicos, 4 enfermeiros e 8 técnicos em enfermagem. Além disso, a UBS possui o serviço de Telemedicina, onde é possível fazer exames de eletrocardiograma com laudo.
Antes de assumir a UBS, Veras foi gerente de hotelaria da SES-DF, subsecretário de Atenção à Saúde e supervisor de enfermagem da Atenção Primária.
Vacinação contra Gripe
Nesta primeira semana de vacinação, a UBS atendeu em média 1.000 pessoas por dia e mais de 200 em vacinação normal. A campanha de vacinação de influenza começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho.
Equipe
Profissionais da UBS:
- Saúde bucal: 3 odontólogos e 6 THD (Técnico em Saúde Dental);
- ESF: 4 médicos, 4 enfermeiros e 8 técnicos de enfermagem;
- Telemedicina: 2 técnicos de enfermagem;
- Sala de vacina: 2 técnicos de enfermagem;
- Farmácia: 3 técnicos administrativos e 2 farmacêuticos;
- Serviço Social: 1
- Práticas Integrativas de Saúde: 2 Psicólogos atende também o programa HIV.
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III
Além do atendimento interno e no centro de atividades, a equipe do CAPS atende também a população vulnerável de rua. O trabalho desenvolvido pela equipe é reconhecido pelos pacientes, pelo apoio e atenção.
- 3 psicólogos;
- 2 psiquiatras;
- 4 enfermeiros (transtorno);
- 1 enfermeiro;
- 1 assistente social;
- 2 técnicos de enfermagem;
- 1 médico.
Da Redação do Agenda Capital
Fiquei um pouco triste, pois sei que em uma unidade básica de saúde um dos principais é o agente de saúde, sendo o elo entre a unidade e os demais profissionais, só que nem sequer está no quadro de profissionais. Sei que para uma estratégia de saúde da família, não pode funcionar sem este profissional. Vamos reconhecer a categoria e esses profissionais que estão seja no sol ou chuva para atender sua clientela.
Por acaso nessa ubs nao existe agente
comunitário de saúde?
Porquê falar do sucesso de uma ubs e não citar toda equipe é mo minimo doloso.
Veja sua reportagem pra nas proximas não cometer esse tipo de erro.
A nao ser que essa ubs seja uma exeçao ao não ter a presença deste profissional tao importante na saude primaria.
É uma pena justo na UNIDADE REFERÊNCIA / MODELO a Equipe de Saúde Bucal não fazer parte da Equipe de Saúde da Família, um verdadeiro retrocesso.
Parabéns pela reportagem!!! Sempre sérios e comprometidos com a verdade!!! Este Centro de Saúde é referência em atendimento em HIV e dispensação dos retrovirais… Sempre muito eficientes com um acolhimento humanizado!!!