Foto: Lucas Peltier / USA Today.

Goleada de 4 a 1 deixa a seleção perto das quartas de final. Liderada pelo astro do Real Madrid, autor de dois gols, seleção encaminha vaga às quartas de final.

Por Redação

Após um empate sem gols com a Costa Rica na estreia no principal torneio de seleções organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior precisava de uma atuação que apagasse a impressão negativa na última partida. E ela veio diante dos paraguaios.

Se errou a pontaria diante da frágil Costa Rica, contra o igualmente limitado Paraguai o Brasil pôs o pé na forma e desencantou na Copa América. Vinicius Junior fez apresentação digna de um atleta candidato a ser eleito o melhor do mundo e resolveu para a seleção brasileira, que goleou os paraguaios por 4 a 1 em Las Vegas. Foram dois gols do astro do Real Madrid, feito que conseguiu pela primeira vez, um de Savinho e outro de Lucas Paquetá, este que também poderia ter ido às redes outra vez, mas chutou para fora uma cobrança de pênalti.

O volume de jogo foi semelhante ao da partida de estreia. A diferença é que os atacantes afinaram a pontaria para garantir a primeira vitória da seleção no torneio e encaminhar a vaga às quartas de final. O último adversário da fase de grupos será o mais difícil: a Colômbia, embalada por duas vitórias. O duelo está marcado para terça-feira, 2, às 22h, e valerá a liderança da chave. No momento, o Brasil tem quatro pontos e os colombianos, seis. O Paraguai amarga duas derrotas e está eliminado.

Merecidamente criticada, a seleção de Dorival Júnior deu a resposta de que se esperava. Com Savinho no ataque no lugar de Raphinha, foi inteligente, criativa, consistente e eficiente e construiu a vitória no primeiro tempo, com três gols. Foram trinta minutos duros e truncados até que, depois de muita insistência e um pênalti desperdiçado por Paquetá, a bola entrou.

Foi um prêmio a Vini Jr, o melhor em campo. Ele provocou, irritou e driblou os paraguaio – às vezes até em excesso – desde os instantes iniciais. E a bola lhe encontrou quando estava livre. O atacante recebeu de Paquetá, passou pelo marcador e tocou por debaixo do goleiro Morínigo para marcar o primeiro gol do Brasil na competição que não vence desde 2019.

Os brasileiros foram competentes e também tiveram sorte. Savinho foi o sortudo depois que a bola caiu em seus pés na pequena área depois de rebote do goleiro. O atacante do Girona empurrou às redes e fez o segundo. O terceiro foi resultado de uma falha do zagueiro Alderete, que não se deu conta de que estava pressionado por Vini Jr na sua área de defesa e demorou a cortar a bola. Quando o fez, ela bateu no astro do Real Madrid e terminou nas redes, para a alegria de Neymar, que assistiu ao jogo de um dos camarotes do Allegiant Stadium.

Alderete se redimiu do erro e fez o único gol dos paraguaios na partida. Saiu de seus pés um bonito chute que morreu no canto esquerdo de Alisson no início da segunda etapa. Foi o que de melhor fez o Paraguai, incapaz de reagir e com claras limitações técnicas. Para piorar, estavam nervosos e descontaram em faltas e protestos contra Vini Jr, o mais caçado em campo. Terminaram com um a menos depois que Cuba foi expulso por acertar o pé em Douglas Luiz.

Savinho, outro dos destaques da seleção, participou do quarto gol. Saiu de seus pés o chute que acertou o braço de Villasanti. Mais um pênalti marcado pelo chileno Piero Maza. Desta vez, Lucas Paquetá converteu e definiu o placar em Las Vegas. O meio-campista viveu redenção, já que, além de fazer o seu em uma nova oportunidade da marca da cal, participou dos dois primeiros gols.

A vitória foi uma alegria para Dorival, que perdeu nesta sexta-feira (28/6) o tio Dudu, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras.

PARAGUAI 1 X 4 BRASIL

  • PARAGUAI: Rodrigo Morínigo; Velásquez, Balbuena, Alderete e Espinoza (Giménez); Ramirez, Cubas, Villasanti e Bobadilla (Caballero); Almirón (Sosa), Arce (Bareiro) e Enciso (Romero). Técnico: Daniel Garnero.
  • BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão (Gabriel Magalhães) e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vinicius Junior. Técnico: Dorival Júnior.
  • GOLS: Vinicius Junior, aos 34 e 49, e Savinho, aos 42 minutos do primeiro tempo. Alderete, aos dois, e Paquetá, aos 19 do segundo tempo.
  • ÁRBITRO: Piero Maza (Chile).
  • CARTÕES AMARELOS: Wendell, Militão, Villasanti, Lucas Paquetá, Vini Jr, Caballero.
  • CARTÃO VERMELHO: Cubas.
  • PÚBLICO: 46.939 torcedores.
  • RENDA: Não disponível.
  • LOCAL: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA).

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Com Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here