Por Delmo Menezes

Abordando o campo político, é de conhecimento geral que existem certas regras de participação ou qualificação, que selecionam aqueles indivíduos que podem adentrar ao grupo e aqueles que tomam posição de destaque num pódio ou palanque.

A principal destas regras ou exigências é forma como o ator se expressa ou comunica. Para se obter sucesso na política, o cidadão além de se apoderar dos fundamentos da organização dos discursos, devem fazê-los com assertividade e espontaneidade, isto é, ele deve ter o dom da fala. Tanto para, não apenas repetir o que os outros dizem, mas também exercer o discurso com desenvoltura.

Uma das profissões mais relevantes e mais bem remuneradas no mundo moderno, é a de marqueteiro, ou seja, aquele que faz o marketing político. Os candidatos a cargos eletivos na administração pública devem ter em mente que as campanhas políticas, além de demonstrar sua visão e o projeto de governo, é uma estratégia de planejamento das ações caso venha a ganhar o pleito.

Não é só apresentar fotos bonitas na televisão, porém se faz necessário todo um estudo social, antropológico e comunicacional que vincula a imagem do candidato à uma forma ou jeito de administrar.

Toda a estrutura da sociologia, ciência que estuda os aglomerados humanos, têm sua raiz nos protocolos sintáticos e semânticos adotados quando da troca de informações entre os integrantes de um grupo. Isso explica o fato de que a existência dos partidos políticos acontece a partir de ideologias pré-concebidas, compartilhadas e aceitas entre os pensadores do estado, e de possível identificação com eleitores no campo da sociedade.

Daí se originam disputas, isto é, o não compartilhamento do ideário alheio, na medida em que se tem espaço para apenas um tipo de liderança para o momento, tendo os vencedores que impor seu pensamento para o grupo derrotado.

O discurso é, portanto, uma “fotografia” de todo o caminho percorrido pelo político, apresentando aquilo que a sua experiência permite, agregado ao projeto de campanha construído pelas diversas agências de publicidade.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

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