Artigo: Como a vencer a procrastinação

Procastinação: Saiba como vencer

Você está tendo dificuldades em focar no seu trabalho? Estas dicas prometem acabar com a procrastinação

Por Redação

Se você é daquelas pessoas que espera até o último segundo para começar algumas tarefas, você conhece bem a palavra procrastinação. A procrastinação nada mais é do que o famoso “deixar tudo para depois”. E, na maioria das vezes, quando isso acontece, a pessoa fica estressada, correndo para fazer o que poderia ter feito antes.

Esse estresse e o cansaço que aparecem quando procrastinamos nossas tarefas também ocorrem porque nunca adiamos o que gostamos e temos prazer de fazer.

Um dos exemplos clássicos em tempos de novas tecnologias, é quando algumas pessoas se deparam com a possibilidade de trabalhar em home office, e depois descobrem o quanto isso pode ser difícil na prática. Coisas como, “eu nunca teria o tipo de disciplina para fazer” e “eu me distraio e a tarefa não ficaria boa” são frases que algumas pessoas dizem sobre a hipótese do home office.

Foto: Reprodução

Outro exemplo de procrastinação começa logo no início do dia. Quem nunca apertou o botão de soneca do despertador para acordar alguns minutinhos depois do que o planejado na noite anterior? Sem contar em trabalhos e relatórios que sempre deixamos para a última hora.

Nos últimos anos, muitas pessoas têm comentado sobre como é difícil ser disciplinado em suas tarefas diárias: seja na dieta, academia, exercícios físicos ou até mesmo na administração da carreira.

Muitas pessoas pensam que disciplina significa algo difícil ou doloroso. A sabedoria convencional diz que muitas vezes o mais difícil está em si mesmo. Mas, a melhor maneira de cultivar a disciplina é conhecer seus limites.

A disciplina é a ponte entre a meta e a realização”, diz Jim Rohn.

É importante identificarmos o primeiro passo. Às vezes evitamos uma tarefa porque ela nos assusta. Talvez “aprender francês” esteja em nossa lista de coisas a fazer, mas como encaixar isso numa agenda atribulada?

Baixo algumas dicas de como evitar a procrastinação:

  • Não comece seu dia já procrastinando

Evite apertar a soneca do despertador. Tente esquecer que ela existe!

  • Crie uma lista de tarefas

Organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade. Isso te ajudará a ter clareza do que fazer e a felicidade de riscar um afazer da lista não tem preço.

  • Torne o ambiente adequado

Se o mundo a nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, a dica é mudar esse ambiente que nos cerca. Deixe o ambiente preparado para você realizar suas atividades da maneira mais tranquila, sem nada que te tire a atenção.

  • Crie metas e estabeleça um prazo limite

Criar metas para você mesmo pode te ajudar a não adiar o que tem que ser feito. Estabeleça um prazo para finalizar determinada tarefa e vá em frente.

  • Comece de uma vez

O mais comum entre pessoas que procrastinam é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo. Ou, então, ficar pensando por onde começar. E nesse ponto a lista de prioridades pode ajudar. Viu como não é tão difícil acabar com o péssimo hábito da procrastinação? É só ter foco e força de vontade que você consegue!

  • Reconheça os gatilhos que diminuem sua disciplina

Todos nós temos gatilhos que matam a nossa disciplina e, muitas vezes eles não são apenas coisas ruins. Algumas vezes é apenas uma questão de timing. Por exemplo, não vamos fazer o jantar se sei que ainda temos algum trabalho para terminar. Para muitas pessoas, cozinhas sinaliza o fim de uma jornada. Você conhece a si mesmo? Então saiba o que pode quebrar a sua disciplina, combata esses gatilhos e siga em frente.

  • Mantenha o Foco

Isso pode parecer algo pouco provável, porém muitas vezes acabamos nos esquecendo simplesmente de nos concentrar. Podemos estar em uma tarefa e, de repente nos distrair vendo através das redes sociais, lendo algum artigo ou perdendo tempo em algum outro website. Nesse momento todos nós nos perguntamos, como fomos parar lá. Quando nos pegamos fazendo isso, devemos nos lembrar da concentração e do foco. Muitas vezes pronunciar em voz alta a palavra “concentre-se” é tudo que precisamos para voltar a fazer o trabalho com vigor renovado.

  • Pense nas recompensas do trabalho realizado

Isto pode funcionar muito bem, se estivermos lutando contra a procrastinação. Geralmente, se você tende a desistir de tarefas no meio, esse tipo de jogo mental pode ajudá-lo a continuar trabalhando. Lembre-se sempre das recompensas do trabalho bem feito. Muitas vezes é justamente isso que falta para que você se mova na direção certa.

  • Fique longe das distrações

Se você é um procrastinador nato, precisa urgentemente reorganizar o espaço onde você realiza suas tarefas, tirando de perto tudo que possa te distrair. Na hora de iniciar uma tarefa, desligue a TV, o celular e a internet. Se estar on-line é obrigatório para a realização do trabalho, feche as redes sociais e qualquer outra coisa que não esteja ligada diretamente à tarefa.

Tente tomar pelo menos uma medida para fazer com que os benefícios da ação pareçam maiores, e uma outra para fazer o custo da ação parecer menor. Sua lista abandonada de coisas a fazer agradecerá.

Seguindo essas dicas, você vai ter motivação e energia para vencer a procrastinação e elevar a sua qualidade de vida, vivendo sob menos pressão!

Este artigo foi adaptado do original, “7 Tips to Overcome Procrastination”, do Think Simple Now.

Da Redação do Agenda Capital (artigo adaptado)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here