Joe Biden é empossado como 46º presidente dos Estados Unidos. Foto: Reprodução

“Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa —a causa da democracia”, disse Joe Biden

Por Redação

O democrata Joe Biden, de 78 anos, tomou posse hoje como 46º presidente dos Estados Unidos ao prestar o juramento diante do Capitólio, em Washington. Seu antecessor, Donald Trump, não compareceu à cerimônia, quebrando o protocolo ao deixar a Casa Branca antes da chegada do novo presidente.

Kamala Harris também tomou posse como vice-presidente, sendo a primeira mulher a exercer o cargo.

Em seu discurso, Biden disse que “democracia prevaleceu” e pediu a união dos Estados Unidos após um processo eleitoral marcado por contestações infundadas por parte de Trump.

Aprendemos de novo que a democracia é preciosa. A democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos: a democracia prevaleceu! Este é o dia da América. Hoje celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa – a causa da democracia”, disse Joe Biden.

Após fazer o juramento, conduzido pelo Juiz-Chefe do país, John Roberts, Biden discursou, dizendo que a sua posse é o “triunfo da democracia”. 

“Através de um desafio único, a América foi testada e se levantou à altura. Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa —a causa da democracia”, afirmou. “A vontade do povo foi ouvida, e a vonade do povo foi atendida. Aprendemos novamente que a democracia é preciosa, a democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu”. 

Em seguida, o presidente dos EUA fez um pedido voltado aos apoiadores de Trump. “A todos os que não apoiaram nossa campanha, escutem o que tenho a dizer. Se vocês ainda discordarem, tudo bem, isso é a democracia. O direito de discordar em paz. Democracia é uma das maiores forças deste país. Eu prometo a vocês, serei o presidente para todos os americanos. eu lutarei tanto pelos que não me apoiaram quanto pelos que me apoiaram”, disse.

O presidente citou também os efeitos da pandemia do novo coronavírus, que tirou a vida de milhares de americanos e afetou a economia, e as mudanças climáticas como desafios da sua administração. Além disso, ele reforçou que é importante que os EUA garantam a igualdade entre as pessoas.

Biden também usou seu discurso para fazer uma promessa à comunidade internacional, depois de quatro anos da agenda America First (América em primeiro lugar, em português), do governo Trump.

“Vamos restaurar nossas alianças e nos reunir com o mundo novamente, não para enfrentar os desafios de ontem, mas os de hoje e de amanhã”, disse o presidente.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris toma posse.

Kamala Harris fez juramento

A vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, fez seu juramento ao cargo minutos antes de Biden também passar por essa etapa do protocolo de posse.Harris fez o juramento ao cargo acompanhada pela juíza do Supremo Tribunal dos EUA, Sonia Sotomayor, primeira latina indicada ao cargo.

“Eu, Kamala Harris, juro solenemente que vou apoiar e defender a Constituição dos EUA contra todos inimigos nacionais e internacionais, que serei fiel e leal à Nação. Aceito esse cargo por vontade própria, sem nenhuma ressalva ou intenção de evasão. Desempenharei bem e com fidelidade meus deveres no cargo que assumo agora com a graça de Deus.”

Durante o discurso, o 46º presidente saudou os seus antecessores presentes na cerimônia: Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama. Ele agradeceu também ao vice de Trump, Mike Pence, evidenciando a ausência do seu antecessor.

Imagens TV CNN

Medidas de Biden

Antes da cerimônia, a equipe de Joe Biden anunciou que o presidente marcará sua entrada na Casa Branca com 17 decretos para reverter políticas que marcaram a gestão de seu antecessor Donald Trump

Entre elas, estão o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris sobre o clima, a anulação da decisão de deixar a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a construção do muro na fronteira com o México.

Outra prioridade do novo presidente é o combate à pandemia no país. Mais de 400 mil pessoas já morreram em decorrência da covid-19 no país.

Kamala Harris e o esposo

Trump deixa Washington de helicóptero

Trump deixou a capital do país mais cedo nesta terça e não participou do evento. É a primeira vez que um presidente não comparece à posse do sucessor em mais de 150 anos. 

O ex-presidente, que nunca reconheceu a derrota na eleição de 3 de novembro, não mencionou o nome de Biden durante seu último discurso no cargo nesta manhã, em que prometeu retornar “de alguma maneira”. Ele embarcou no avião presidencial para Mar-A-Lago, o resort dele na Flórida. 

Das Redação do Agenda Capital e CNN/UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here