Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

A partir de 2018, os motoristas do DF e de todo o país não poderão pagar o seguro obrigatório junto com o IPVA. A cobrança do seguro obrigatório, que anteriormente vinha no mesmo boleto do IPVA, agora consta numa guia separada.

De acordo com informações do DETRAN-DF, o borderô do seguro obrigatório (DPVAT) deverá ser emitido por meio do site da seguradora Líder ou pelo sítio eletrônico do Detran-DF. Neste ano, os carnês do IPVA incluem somente a taxa de Licenciamento.

Até o ano passado, o seguro DPVAT era impresso por meio de um convênio de cooperação firmado entre a Secretaria de Fazenda, o Detran e a Seguradora Líder, que foi encerrado.

A emissão do licenciamento somente ocorrerá após a quitação das parcelas do DPVAT e demais débitos. Caso o veículo não esteja com o DPVAT em dia, o proprietário, se acidentado, perde o direito à cobertura do seguro, que não cobre danos materiais. Isso também vale para veículos isentos de IPVA.

A orientação do Governo do Distrito Federal, é para o contribuinte acessar o site do DETRAN-DF, e na seção veículos, consultar a opção veículo e acessar o site da seguradora. Até o fechamento desta matéria (16h30), tentamos acessar o site http://www.seguradoralider.com.br/, porém não conseguimos êxito.

“Tentei por diversas vezes através do site da Segurada Líder emitir o boleto do seguro do meu carro, sem sucesso. Liguei no nº que consta no site (08007013427) e fui muito mal atendido. O direcionamento que eles me deram, era para entrar no site do Detran, só que não surtiu efeito”, disse o jornalista Raimundo Feitosa.

O valor pago pelo seguro DPVAT anualmente garante a regularização da licença anual do veículo e o pagamento de indenizações por acidentes de trânsito em todo o Brasil.

Diante dos fatos, mais uma vez os contribuintes são penalizados por problemas ocasionados pela burocracia da máquina pública.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here