Jornalista e apresentador José Luiz Datena. Foto: Beto Barata/PR

No evento desta quinta (13/6), o jornalista esteve acompanhado de lideranças do PSDB, como o deputado federal Aécio Neves (MG), o presidente do partido, Marconi Perillo, e José Aníbal, presidente do partido na cidade de São Paulo.

Por Redação

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo nesta quinta-feira (12/6), prometendo que, desta vez, levará a campanha até o final. A declaração foi feita durante um evento na capital paulista, ao lado de importantes lideranças do partido.

Durante o discurso, Datena fez uma analogia com a Roma Antiga para enfatizar sua determinação. “A palavra diz que, quando você atravessar o Rubicão, que é o rio que você deveria atravessar para enfrentar o grande império de Roma, você tinha que calçar as sandálias. Quando você calçasse as sandálias, você jamais deveria tirá-las do pé. Pela primeira vez, me atemoriza isso, porque eu já calcei as sandálias para atravessar o Rubicão e enfrentar quem quer que seja, e é por isso que eu realmente sinto que tenho mais responsabilidade nessa campanha do que nas anteriores. Porque, dessa vez, eu vou até o fim”, afirmou o apresentador.

Apoio do PSDB

Datena contou com a presença de figuras proeminentes do PSDB, como o deputado federal Aécio Neves (MG), o presidente do partido, Marconi Perillo, e José Aníbal, presidente da sigla em São Paulo. O PSDB, que integrou a gestão do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) após a morte de Bruno Covas (PSDB), mostra-se dividido quanto à candidatura de Datena.

Histórico político

Atualmente apresentador do telejornal “Brasil Urgente”, da TV Bandeirantes, Datena deve se afastar da TV a partir de 30 de junho para formalizar sua candidatura. Anteriormente, Datena desistiu de candidaturas em quatro ocasiões: 2016, 2018, 2020 e 2022. Nessas vezes, ele retirou seu nome antes mesmo do prazo de afastamento da TV.

Competição acirrada

A lista de pré-candidatos à prefeitura de São Paulo já ultrapassa dez nomes. Pesquisa Atlas/CNN divulgada em 28 de maio coloca Datena com 7,9% das intenções de voto, empatado com Kim Kataguiri (União). A liderança está com Guilherme Boulos (PSOL), com 37,2%, seguido por Ricardo Nunes (MDB), com 20,5%, Pablo Marçal (PRTB), com 10,4%, e Tabata Amaral (PSB), com 9,9%. Datena e Kim aparecem tecnicamente empatados na terceira colocação, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Mudança de partido

Datena filiou-se ao PSDB em abril, após uma breve passagem pelo PSB, onde inicialmente foi cogitado como vice de Tabata Amaral. A possibilidade de ser vice foi descartada pelo próprio Datena, que já demonstrava interesse em uma candidatura ao Senado em 2026. Contudo, a cúpula tucana conseguiu convencê-lo a disputar a prefeitura. Na cerimônia de hoje, estiveram presentes Marconi Perillo, Aécio Neves e outras lideranças do PSDB, mostrando apoio à nova empreitada de Datena.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here