Uma explosão foi registrada hoje ao lado do Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão. 

Por Redação*

A informação foi confirmada pelo secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby. Um oficial do Talibã afirmou à Reuters que ao menos 13 pessoas foram mortas, entre elas crianças. 

“Confirmamos uma explosão no lado de fora do aeroporto de Cabul. Não se sabe ainda se há vítimas. Nós iremos fornecer mais detalhes quando conseguirmos”, disse Kirby em comunicado publicado no Twitter.

A confirmação de uma explosão na área externa do aeroporto de Cabul ocorre em meio a um temor manifestado por países como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos com a possibilidade de um atentado no local. Ainda não há informações sobre a extensão da explosão e sua causa. 

Nas últimas horas, os três países aconselharam seus cidadãos a deixarem urgentemente a região do aeroporto, onde milhares de pessoas ainda se aglomeram na região na expectativa de sair do Afeganistão até 31 de agosto. 

O secretário britânico encarregado das Forças Armadas, James Heappey, foi o mais enfático, dizendo que a ameaça era “séria e iminente”. Já os Estados Unidos pediram que os americanos deixassem “imediatamente” a área.

O aeroporto de Cabul tem sido uma área muito movimentada nos 11 dias desde que o Talibã tomou o poder do país. As forças militares norte-americanas estimam que um avião decola de Cabul a cada 39 minutos com pessoas fugindo do grupo extremista.

Uma repórter da Al Jazeera que está na capital afegã disse que há cerca de 1,5 mil cidadãos com passaporte americano tentando escapar do país tomado pelo Talibã.

Situação do país 

Desde a tomada de poder, o Talibã tem feito promessas de que preservará a vida de opositores e não executará planos de vingança, além de soltar mensagens sobre paz. No entanto, civis, diplomatas, jornalistas e ativistas de direitos humanos têm fugido do Afeganistão.

Isso vem gerando confusão no aeroporto de Cabul e resultado em imagens que demonstram o desespero dos cidadãos que não estão conseguindo evacuar o país, como cenas de pessoas penduradas em aviões decolando. 

O Talibã deu até o dia 31 de agosto para as nações ocidentais removerem suas tropas do território. Hoje de manhã, representantes de alguns desses países alertaram para a possibilidade de um atentado no aeroporto de Cabul. 

*Com UOL 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here