Flamengo e Palmeiras se enfrentam na tarde deste sábado (27) no Uruguai pela final da Taça Libertadores da América. Foto: Reprodução.

Duas equipes hegemônicas nos últimos anos, Verdão e Rubro-Negro querem mostrar quem é que manda no futebol brasileiro.

Por Redação

Quando entrar no gramado do Centenário para encarar o Palmeiras, hoje (27), às 17h, pela finalíssima da Libertadores, o Flamengo vai lutar pelo tricampeonato sul-americano e a manutenção de uma doce freguesia. Em duas finais contra os alviverdes, o Fla levou a melhor nas duas e espera que o final seja feliz na partida mais importante entre os dois rivais.

A história começou em 1999, quando o Rubro-negro superou o então favorito adversário na final da extinta Copa Mercosul. Após vencer no Maracanã por 4 a 3, o time dirigido por Carlinhos arrancou um empate por 3 a 3 e levantou o caneco.

Elenco do Flamengo no último treinamento antes da final da Libertadores. Foto: reprodução.

Um novo encontro decisivo demorou mais de duas décadas, mas o final foi novamente feliz para os cariocas. Na decisão da Supercopa do Brasil deste ano, os cariocas venceram nos pênaltis, e Diego Alves saiu consagrado do Mané Garrincha. Após pegar três cobranças, o camisa 1 garantiu a taça. “Flamengo e Palmeiras são adversários, não inimigos. Considero o Maurício Galliote [que deixa a presidência palmeirense] um amigo meu. Mauricio é meu amigo, mas cada um estará torcendo para o seu time. Todo mundo quer ganhar. Vai ser uma final dos dois últimos campeões, um tira teima importante”, disse o presidente rubro-negro Rodolfo Landim. Ídolo eterno da torcida, o ex-jogador e técnico Andrad.

Em 2020 o Flamengo foi campeão do Brasileirão. Foto: Reprodução.

Em sua segunda final em três anos, o Flamengo tem todos os titulares à disposição, depois de fazer um planejamento e de o técnico Renato Gaúcho rodar o elenco nas últimas partidas do Brasileirão. O eventual tri da Libertadores terá a força de salvar a temporada rubro-negra.

O confronto no Uruguai é também um tira-teima entre os times que vêm dominando o futebol brasileiro. E o vencedor terá vaga no Mundial de Clubes da Fifa, em fevereiro.

Palmeiras e Flamengo já duelaram em seis mata-matas, com três vitórias para cada lado: o Verdão levou a melhor na final da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1942, nas quartas da Copa do Brasil de 1999 e nas semis da Copa dos Campeões de 2000; o Rubro-negro ganhou na semi da Copa do Brasil de 1997, na final da Mercosul de 1999 e na decisão da Supercopa de 2021.

Elenco do Palmeiras, durante reconhecimento de campo, no Estádio Centenário, em Montevidéu. (Foto: Cesar Greco)

O Mengão realizou nesta sexta-feira o último treino antes da partida contra o Palmeiras, pela decisão da Conmebol Libertadores. A atividade foi novamente no Estádio Campeón del Siglo, casa do Peñarol. Em seguida, a delegação do Mais Querido foi ao Estádio Centenário, palco da decisão, para o reconhecimento do gramado. Por lá, o técnico Renato Gaúcho e o meia Everton Ribeiro concederam entrevista coletiva.

O Palmeiras treinou na tarde desta sexta-feira (26), no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu (URU), no último trabalho em campo antes da final da CONMEBOL Libertadores 2021 contra o Flamengo, neste sábado (27), às 17h, no Estádio Centenário. O português Abel Ferreira comandou atividades técnicas, táticas e recreativas.

Palmeiras – técnico: Abel Ferreira

Abel Ferreira trabalhou para deixar o elenco o mais inteiro possível fisicamente e não há jogadores lesionados. Felipe Melo, recuperado de dores no joelho direito, chegou a ser dúvida, mas se colocou à disposição e ouviu do treinador que será utilizado. Só não se sabe ainda se desde o início. O capitão é peça importante no esquema do português (Danilo é opção). Marcos Rocha, suspenso, deve dar lugar a Mayke.

Provável escalação: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony.

Desfalque: Marcos Rocha (suspenso).

Flamengo – Técnico: Renato Gaúcho

Depois de muito tempo com diversos problemas de desfalque, a equipe terá todos os titulares à disposição. São três jogadores diferentes em relação ao time escalado em 2019, na decisão de Lima: Isla no lugar de Rafinha, David Luiz no de Pablo Marí, e Andreas Pereira na vaga de Gerson.

Provável escalação: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Desfalques: Léo Pereira (suspenso).

Arbitragem

  • Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
  • Assistente 1: Juan P. Belatti (Argentina)
  • Assistente 2: Gabriel Chade (Argentina)
  • Quarto árbitro: Facundo Tello (Argentina)
  • VAR: Julio Bascuñan (Chile).

Transmissão

O SBT e o grupo Disney, com a Fox Sports, são os donos do direito de transmissão da Libertadores. No SBT, o comando da transmissão é de Téo José, com comentários de Mauro Beting e Washington, reportagem de André Galvão, Fernanda Arantes e Flavio Winicki. Nadine Basttos irá analisar a arbitragem e Mauro César Pereira, colunista do UOL, fará entradas especiais.

Na Fox, a narração será de João Guilherme, com comentários de Paulo Calçade e Zinho. Carlos Eugênio Simon será o responsável pela análise de arbitragem.

A partida terá também a transmissão da Conmebol TV.

Da Redação do Agenda Capital/UOL/GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here