Jofran Frejat e Joe Valle. Foto: Agenda Capital

Por Delmo Menezes

Com a aproximação da data de definição das chapas majoritárias e escolha dos partidos políticos, as conversas de bastidores tem se intensificado nos últimos dias no Distrito Federal. Pré-candidatos ao Buriti começam a lançar seus nomes, como um termômetro para saber se a candidatura vai decolar ou não.

O líder das pesquisa em todos os cenários, Jofran Frejat (PR), tem o apoio incondicional do seu partido tanto a nível regional como nacional. Frejat tem sempre mantido a coerência nos seus discursos, afirmando que aquele que estiver melhor nas pesquisas, será o escolhido do grupo para o Buriti.

O anúncio do lançamento da pré-candidatura do ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) ao GDF nesta quarta-feira (07), sem dúvida nenhuma alterou o tabuleiro político da capital. Abriu-se uma brecha para que novas composições políticas sejam colocadas na mesa.

Uma das negociações em curso, considerada por estrategistas políticos como uma aliança muito forte, seria Jofran Frejat (PR) e Joe Valle (PDT). Nesta composição, Frejat seria o cabeça de chapa e Joe Valle o vice. Neste cenário, Cristovam Buarque (PPS) seria a primeira opção para o Senado, e Chico Leite (Rede) ou Fraga (DEM) como segunda opção. Não é difícil entender que nesta composição, eleitores de centro-direita e centro-esquerda, se uniriam.

A dupla Jofran Frejat e Joe Valle com certeza seria o “dream team” que uniria a experiência com a jovialidade e ambos com ficha limpa. Joe já demonstrou ser um bom executivo nos cargos que ocupou no governo. Apesar de novo, é um político experiente, com bom trânsito tanto na direita quanto na esquerda, tem apoio do setor produtivo, e atualmente é o presidente da Câmara Legislativa do DF. Na sua gestão a frente da Câmara, não teve nenhum problema que pudesse manchar seu mandato.

O médico Jofran Frejat, tem a seu favor uma larga experiência no Executivo, onde ocupou por quatro vezes a direção da Secretaria de Saúde. Eleito por cinco vezes Deputado Federal, Frejat até hoje é o recordista em mandatos pelo DF, tendo participado como constituinte, na elaboração da Carta Magna de 1988. Nas eleições de 2014 faltando pouco mais de 40 dias para o pleito, o ex-secretário de saúde obteve 44,44% dos votos válidos no segundo turno. Tem a seu favor, o “recall” de ter concorrido no último pleito, estando presente na memória do eleitorado.

Como dizia o saudoso Magalhães Pinto:“Política é igual uma nuvem. Você olha está de um jeito, olha de novo e já mudou“.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here