Foto: Reprodução

Por Agência FAPESP

Um estudo de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com apoio da Fapesp mostrou que as pessoas que não tomam café da manhã e jantam perto da hora de dormir têm resultados piores depois de um infarto.

O estudo foi publicado na revista European Journal of Preventive Cardiology.

Segundo a pesquisa, vítimas de infarto que tinham dieta irregular apresentaram probabilidade de quatro a cinco vezes maior de morrer ou de sofrer outro ataque cardíaco dentro de 30 dias após a alta.

A idade média dos 113 pacientes era de 60 anos, 73% eram homens e eles foram avaliados por um ano.

O hábito de não tomar café da manhã foi caracterizado como jejum completo até o almoço, excluindo bebidas. O jantar tarde foi definido como uma refeição dentro de duas horas antes de dormir, pelo menos três vezes por semana.

O estudo envolveu pacientes com uma forma grave de ataque cardíaco, o infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (Stemi).

Estudos anteriores apontaram que as pessoas que pulam o café da manhã e jantam tarde são mais propensas a ter outros hábitos não saudáveis, como tabagismo e baixos níveis de atividade física.

“Também achamos que a resposta inflamatória, o estresse oxidativo e a função endotelial podem estar envolvidos na associação entre comportamentos alimentares pouco saudáveis e desfechos cardiovasculares”, disse Marcos Minicucci, professor da Faculdade de Medicina de Botucatu e coordenador da pesquisa.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here