Dra. Carla Domingues, coordenadora nacional de imunizações do Ministério da Saúde. Foto: Reprodução

Por Fabiana Cambricoli

O Ministério da Saúde passará a oferecer na rede pública uma nova vacina contra a meningite.

Segundo Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, será incorporado no SUS imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. Hoje, o sistema público oferece apenas a vacina contra o sorotipo C.

Embora o tipo B (com vacina disponível na rede privada) seja o segundo mais comum entre as meningites bacterianas no País (perdendo apenas para a C), o ministério avaliou, segundo Carla, que seria mais importante incluir a ACWY por causa do aumento da incidência do sorotipo W no Brasil e no mundo.

“A incidência da B continua a mesma e a incidência da W está subindo. Em Santa Catarina, isso já é um fato e já estamos começando a ver em outras localidades”, destacou ela ontem, em evento em São Paulo. “Esse já é o sorotipo mais prevalente em países da Europa, no Canadá e na Austrália”, disse Marco Aurélio Sáfadi, da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).

A decisão governamental esbarra, no entanto, numa limitação da indústria farmacêutica. No primeiro pregão realizado pelo ministério para receber propostas de fabricantes, não houve interessados.

Questionado sobre a oferta da vacina ACWY, o ministério informou que deverá publicar nos próximos dias novo pregão de compra do imunizante, mas destacou que a incorporação foi motivada pela redução, em 2018, da produção e distribuição da meningocócica C pelo único produtor mundial. “Não se trata de incorporação de nova vacina, mas substituição momentânea”, disse a pasta.

Da Redação com informações do Estado de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here