Foto: Reprodução

De acordo com especialistas, a osteoporose é uma doença silenciosa

Por Redação*

A osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A doença pode tornar os ossos tão frágeis, que uma queda, ou até mesmo leves impactos, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. Os ossos mais acometidos pelo processo de demineralização costumam ser os do quadril, punho e coluna.

É uma doença que causa mais de 8.9 milhões de fraturas anualmente em todo o mundo, resultando em uma fratura osteoporótica a cada 3 segundos. Particularmente as fraturas de quadril, estão associadas a dor, perda de independência e diminuição da qualidade de vida.

No Brasil, estima-se que apenas 1 em cada 3 pacientes com fratura de quadril seja diagnosticado como portador de osteoporose e, destes, apenas 1 em cada 5 recebe algum tipo de tratamento. Os dados são impactantes, e cerca de 30% dos pacientes que sofrem de fratura de quadril morrem dentro de 1 ano.

O que é a osteoporose

A prevalência de osteoporose primária aumenta com a idade e difere por etnias. Naturalmente, nosso corpo a partir dos 40 anos apresenta uma maior taxa de reabsorção óssea, ou seja, ocorre um desequilíbrio entre a atividade de formação e reabsorção óssea, levando a perda de massa óssea, até então natural e gradativa. Ainda em mulheres, o estrogênio desempenha papel antirreabsortivo importante no metabolismo ósseo. Assim com a menopausa há um declínio da concentração desse hormônio. Estima-se que acometa cerca de 200 milhões de mulheres no mundo.

5 mitos e verdades sobre a osteoporose

VERDADE A Osteoporose é uma doença caracterizada pela redução no conteúdo mineral e desarranjo na microarquitetura do tecido ósseo. Ela é silenciosa, indolor e praticamente não apresenta sintomas. O problema é acompanhado do risco de fraturas, tornando-se uma doença preocupante.

Osteopenia é igual osteoporose

MITO Quando a perda de massa óssea se acelera e leva o osso a ficar poroso, chega ao estágio intermediário de osteopenia. Se a perda de massa óssea se manter acelerada, ocorrerá uma fragilidade no osso com consequente aumento de risco de fraturas tornando-se então uma doença denominada Osteoporose.

Homens não tem Osteoporose.

MITO A doença também acomete o sexo masculino. Infelizmente, costuma ser sub-diagnosticada. Um terço das fraturas de colo de fêmur acontece em homens. A osteoporose masculina frequentemente tem causas secundárias: medicamentos, fumo, álcool e a redução dos níveis sanguíneos de testosterona.

Tabagismo é fator de risco para osteoporose

VERDADE Tabagismo, assim como, baixo índice de massa magra, ingesta abusiva de bebidas alcoólicas, inatividade física, baixa ingestão dietética de cálcio e mulheres em período da menopausa.

A prevenção é feita ao longo da vida

VERDADE É importante manter uma dieta rica em cálcio, saudável e equilibrada, praticar atividades físicas regulares, controle de alterações hormonais e se expor moderadamente ao sol, para obter a forma ativa da vitamina D suficiente para manter os ossos saudáveis.

Como evitar a fratura osteoporótica?

Através do tratamento adequado da osteoporose e um programa de prevenção de quedas. O tratamento da osteoporose é multidisciplinar e une a interação medicamentosa, aspectos nutricionais e exercícios físicos sob supervisão de profissionais habilitados.

Dicas simples

Realize 120 a 300 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderada. Associe atividades de equilíbrio e fortalecimento muscular semanalmente para reduzir o risco de fraturas de quadril. Realize exercícios específicos para evitar quedas em adultos com 65 anos ou mais, com risco ou histórico de quedas. Busque um profissional de saúde para supervisão adequada.

*Colaboração das fisioterapeutas Renata Luri (UNIFESP), via UOL

Referências: BURKE, T.N, et al. Postural control in elderly women with osteoporosis:comparison of balance, strengthening and stretching exercises. A randomized controlled trial. Clin Rehabil;26:1021-31, 2012. FARES, A. Pharmacological and non-pharmacological means for prevention of fractures among elderly. International journal of preventive medicine, v. 9, 2018. GILLESPIE L.D, et al. Interventions for preventing falls inolder people living in the community. Cochrane DatabaseSyst Rev. 2012. IOF International Osteoporosis Foundacion, Data & Pubications Facts and Statistics. Disponível em: Acesso em: 05/11/2018. JAMA. 2018;319(24):2521-2531. doi:10.1001/jama.2018.7498. Screening for Osteoporosis to Prevent Fractures US Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA | US Preventive Services Task Force | RECOMMENDATION STATEMENT Ministério da Saúde Brasil. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Osteoporose. (Portaria SAS / MS 451 de 09 de junho de 2014, retificada em 18 de junho de 2014). Disponível em: . Acesso em: 05/11/2018. MIKO, I. et al. Effect of a balance-training programme on postural balance, aerobic capacity and frequency of falls in women with osteoporosis: a randomized controlled trial. Journal of rehabilitation medicine, v. 50, n. 6, p. 542-547, 2018. RADOMINSKI, S, C. et al. Diretrizes brasileiras para o diagnóstico e tratamento da osteoporose em mulheres na pós menopausa. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 57, p. 452-466, 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here