Por Dr. Cid Carvalhaes*

Outubro Rosa! Seria apenas uma mudança de cor referindo-se à vários meses do ano. Novembro será azul. Nada relevante, pensamento provável dos mais incautos.

Num momento crucial vivenciado pelo querido Brasil nesses quase 02 (dois) últimos anos, faz crescer a importância dos meses coloridos. Ressaltam significados.

OUTUBRO ROSA, também em homenagem às mulheres. Falamos sobre a prevenção do Câncer de Mama. Doença das mais graves e sérias no amplo espectro da saúde da mulher. Milhares de novos doentes surgem a cada ano. Tecnologias se aperfeiçoam direcionadas a preservação da saúde. Mortes que não foram prevenidas ou impedidas nos últimos tempos, por tudo conhecido, poderão ser com prevenções.

Importante, o Câncer de Mama também acomete homens. Assim, mulheres e homens devem estar sempre atentos. Nós médicos alertamos. Colegas Mastologistas, com todo arsenal disponível hoje, estão atentos e dispostos a orientar, principalmente nossas MULHERES.

Sobressaltam destaques especiais. As mulheres têm e devem querer.

OUTUBRO ROSA significa concentrar atenções para sensibilizar a todos. SAÚDE É DIREITO DE CIDADANIA. Preservá-la é fundamental. É bom lembrar. Doenças ocorrem todos os dias, horas, meses, anos. Não avisa quando chega e costuma resistir para ir embora. Vamos nos cuidar.

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here