Planaltina ganhará sede própria de Unidade Básica de Saúde

Unidade Básica de Saúde de Planaltina ganhará sede própria.

Aviso de licitação para as obras já foi publicado no Diário Oficial do DF. Unidade Básica de Saúde ocupará terreno cedido pelo Corpo de Bombeiros Militar

Por Redação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Planaltina vai ganhar uma sede definitiva. O aviso para licitar as obras foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal dessa sexta-feira (3). Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o valor estimado da construção é de R$ 3.280.158,12.

O edital e os anexos da concorrência pública — do tipo menor preço unitário — estarão no site da companhia a partir de terça (7). A licitação ocorrerá em 7 de dezembro, às 9 horas, na Sala de Licitações da companhia (Setor de Áreas Públicas, Bloco A, 1º andar).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a UBS 3 será construída em um terreno do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O lote, na Área Especial 9-A, no Setor Norte de Planaltina, foi cedido pela corporação à pasta. Segundo a Novacap, a unidade ocupará 715,96 metros quadrados (m²).

O prédio contará com recepção; salas de espera interna, de administração, de atividades coletivas, de vacinas; consultórios com sanitários para atendimentos de mulheres; consultórios odontológicos e sala de curativos; vestiários para funcionários; almoxarifado; sala de esterilização e guarda de materiais esterilizados; e fraldário.

Ainda conforme a Saúde, a área de abrangência permanecerá a mesma da atual: cerca de 500 pacientes atendidos diariamente por demanda espontânea (aqueles que não têm consulta marcada).

Como a unidade tem foco na prestação de atendimento eletivo (não urgente) de promoção e assistência à saúde em regime ambulatorial e na expansão da atenção primária à saúde, não há atendimentos de emergência. As especialidades ofertadas pela UBS 3 são: clínica médica, dermatologia, ginecologia, odontologia e pediatria.

Atendimento está distribuído nas UBS 2 e 4 de Planaltina

Depois de terem saído do antigo endereço, no Setor Tradicional, as equipes da UBS 3 foram remanejadas para outras duas unidades de Planaltina: a UBS 2 da Vila Buritis, que atende as Quadras 1, 2, 3 e 4, além do Setor Administrativo, e a UBS 4 de Mestre D’Armas, que abrange: Estâncias Planaltina, Residencial Sarandy, Vila Nova Esperança, Mansões do Itiquira, Setor de Mansões Mestre D’Armas e Condomínios Santa Mônica e Parque Mônaco I e II.

Antes de se instalar no terreno dos Bombeiros, a UBS 3 funcionará em um prédio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos cedido à Saúde. A edificação, no Setor Residencial Leste, passa por adequações e deverá estar pronta para receber os servidores em 60 dias.

A mudança era necessária para que o serviço prestado nesse tipo de unidade fosse oferecido em um local com a infraestrutura adequada às demandas do modelo de atenção primária à saúde. A troca de endereço resultará em economia anual de R$ 177,6 mil aos cofres públicos.

Da Redação com informações da Ag. Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here