Ex-governador Joaquim Roriz morreu nesta quinta-feira (28). Foto: Reprodução

O velório ocorre nesta quinta-feira, a partir das 15h, no Memorial JK, e o enterro está marcado para as 11h de sexta-feira (28/9). Ainda na sexta (28) será realizado um culto ecumênico às 10h no Memorial JK. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, decretou luto oficial de três dias.

Por Redação

Autoridades, políticos e amigos repercutem a morte do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz nesta quinta-feira (27/9). O atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB) lamentou o falecimento de Roriz e decretou luto oficial de três dias no DF. Diversos políticos suspenderam suas campanhas assim que souberam da notícia. Leia abaixo as manifestações de pesar de amigos, parentes e autoridades.

Michel Temer, presidente do Brasil

Morre um ícone da política brasileira, um cidadão do bem. Joaquim Roriz foi um grande amigo, eu gostava muito dele. Fará muita falta a Brasília”, diz o presidente a reportagem. Pelo Twitter, o presidente também se manifestou: “Lamento a morte do ex-governador Joaquim Roriz, que dirigiu o governo do Distrito Federal por quatro vezes e que marcou a vida política da Capital com muitas obras e realizações. Meus sentimentos à sua família”.

Rodrigo Rollemberg (PSB), governador do Distrito Federal

“A morte do ex-governador Roriz abala a todos brasilienses que o acolheram e que receberam dele em troca muito trabalho e realizações de toda a ordem. Falar de Roriz é falar da história de Brasília, de sua consolidação como a capital da República. Brasília tem dois homens que escreveram a sua história: Juscelino Kubitscheck, que a fundou, e Joaquim Roriz que a consolidou. É impossível caminhar por todo o Distrito Federal e não encontrar um lugar que não tenha uma obra sua – da abertura de uma pequena ruela a cidades monumentais. A construção de nove cidades, a preservação do Plano Piloto com a retirada de invasões, o Metrô, Corumbá IV, os programas pioneiros de atendimento à população carente, tudo isso construiu uma trajetória incomparável na história. Brasília perde um realizador, um homem com fortes laços com a população mais humilde e que soube ser visionário numa cidade idealizada por outros visionários, e construída por candangos pioneiros, que Roriz tanto se preocupou e abrigou. Com pesar, decretei luto oficial por três dias, coloquei o Palácio do Buriti à disposição, para se for do desejo da família, seja utilizado para que o povo se despeça dele e lhe preste uma última homenagem. À Dona Weslian, suas filhas Liliane, Jaqueline e Wesliane, aos netos e aos milhões de brasilienses que sempre tiveram muito apreço e respeito ao ex governador meus pêsames, minhas orações e as de Marcia para que consigam superar esse momento difícil”.

Joaquim Roriz Neto, neto de Roriz

“Brasília está órfã, meu avô partiu. Deus ordenou que tudo na vida tivesse um início e um fim. E tudo que nos acontece, é através da vontade de Deus. O frio é importante, porque assim valorizamos o calor, a tristeza é importante porque assim valorizamos a felicidade. Tudo pode mudar nessa vida, tudo menos a nossa fé em nosso amoroso Criador. Estou profundamente desolado. Já percebo o vazio de sua ausência. Mas tudo que ele fez, pelo Distrito Federal, e por Brasília, continuará sempre presente. Eu sabia que esse dia iria chegar. Mas não pensei que seria de forma tão rápida. É como se tivessem puxado o tapete debaixo dos meus pés. Joaquim Roriz é a grande referência que eu tenho; porque sua disposição para fazer o bem era imbatível. Ele fez uma vida toda pautada pela política. E eu nunca sabia onde terminava o político, e onde começava o meu avô.
Joaquim Roriz iniciou sua trajetória política como vereador de Luziânia em 1971. Depois, foi deputado estadual de Goiás, deputado federal por Goiás, vice-governador de Goiás, prefeito de Goiânia, governador do Distrito Federal durante quatro mandatos, foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária, e coroou sua caminhada política como senador da República. Ele exerceu praticamente todos os cargos públicos do país. Relembro agora, nossas reuniões familiares, ele falando sobre a importância do metrô. Outras vezes, entre um café e outro, falava da necessidade de ter Corumbá 4 pronta, porque um dia iria faltar água para atender toda a população do DF.Mas de suas muitas realizações como homem público, se destaca a criação de várias cidades no entorno de Brasília, como Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho 2, Riacho Fundo 1 e 2, Recanto das Emas, entre outras, que foi a forma mais humana e mais bem-sucedida que ele encontrou para dar cidadania e um endereço digno a milhares de pessoas, que sobreviviam dispersas pelas 64 favelas que existiam em Brasília. Cresci vendo ele receber políticos dos mais diferentes cargos, às vezes governadores de outros estados, outras vezes ministros, ou senadores, e sempre dispensava o mesmo tratamento a todos, com toda a humildade do mundo. O exercício do poder nunca o deslumbrou. Ele tinha vaidade zero. A imagem que guardo dele é de seu otimismo e bom humor. Além de um avô, parte um grande amigo, uma grande inspiração para a minha vida política. Porque foi essa a missão que ele me deu: continuar todas as suas lutas, e estar sempre atento às necessidades das parcelas mais pobres da população. Ele me fez prometer isso a ele, e vou cumprir. Minha mãe, meu irmão Rodrigo, minha tia Lili, minha tia Nane, meus primos, Bárbara e Juliano, estão desconsolados. Mas eu sei que quem sofrerá a maior dor, quem sentirá a cada dia a perda de seu companheiro leal, do pai de suas filhas, e o avô de suas netas e netos, será minha doce e querida avó, Weslian Roriz. Falo pela família toda, que faremos um cobertor de proteção em torno dela. Porque ela precisa, e porque ela merece. Acho que ele partiu feliz, como disse o Senador José Sarney, JK construiu Brasília, mas quem a consolidou como a cidade moderna que é, foi Joaquim Roriz. Nesse momento de tristeza e dor, estamos todos submissos a vontade de Deus. Peço a todos que elevem orações em memória de meu inesquecível avô. Descanse em paz Joaquim Roriz, você permanecera sempre no coração de Brasília”.

Professor Pacco

“Estou aqui hoje para homenagear nosso grande líder da cidade Joaquim Roriz. Roriz promoveu pelas pessoas algo que é impossível de esquecer. Ele deu dignidade, trazendo moradia para as pessoas, e essa para mim é a maior marca do governador Joaquim Roriz, a dignidade que ele deu pra pessoas por meio da moradia para o brasiliense nunca mais esquecer”

Dedé Roriz, sobrinho de Roriz

“Infelizmente a notícia que o Distrito Federal vê com muita tristeza a morte do melhor governador que o DF já teve. Todo o DF está de luto, Brasília chora. Onde a gente chega aa pessoas sempre chamam ele de ‘papai Roriz’ por conta da paixão que eles têm pelo meu tio. Agradeço todas as orações e carinho. Roriz vai sempre viver nos nossos corações. Eu e meu primo, Joaquim Roriz Neto, vamos fazer de tudo para que o nome dele não seja esquecido no DF”

Cristovam Buarque (PPS-DF), senador

“Foi o político mais emblemático de Brasília e que, para ele, será sempre uma honra ter tido um opositor da estatura de Joaquim Roriz”.

Alberto Fraga (DEM), candidato ao GDF

“Recebi, há pouco, a triste notícia sobre o falecimento do nosso ex-governador Joaquim Roriz. Um homem visionário e que muito fez por todo o Distrito Federal. Tive a honra de trabalhar com ele e conviver de perto com esse homem que deu a sua vida pelos mais humildes. Aprendi com ele que administrar e governar é ouvir o povo antes de definir qualquer prioridade. O Distrito Federal todo fica órfão de um homem que foi mais que um pai para todos nós. À esposa, Dona Weslian, e às filhas Wesliane, Jaqueline e Liliane, genros e netos, meus sentimentos. Que Deus console toda a família e o povo do Distrito Federal neste momento de grande dor.”

Ibaneis Rocha (MDB), candidato ao GDF

“O governador Joaquim Roriz deixou-nos um legado que haverá de nos inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima. Nada do que fez em vida terá sido em vão, e seu nome será sempre recordado, com saudade, por uma população que o consagrou e amou. Aos familiares, deixo os mais sinceros pêsames, na certeza de que encontrarão conforto nas memórias de um homem que viveu plenamente o seu tempo”.

Rogério Rosso (PSD), candidato ao GDF

“Nossos corações choram neste dia. O governador Roriz recebeu a missão de governar para os humildes e ao mesmo tempo projetar a capital do país ao mundo e para o futuro. Fez isso de coração e com sabedoria, e o resultado é a alegria que vemos nas pessoas quando caminhamos nas cidades e falamos dos bons tempos e da época de Roriz. Entrei na vida pública convidado e estimulado por ele e aprendi muito com sua sensibilidade em olhar para as pessoas e resolver, desde pequenos problemas aos mais burocráticos. Governador Roriz sempre tinha uma palavra de amizade e carinho, e seu compromisso com o DF e com os mais humildes o fizeram o maior político de nossa cidade juntamente com JK. Hoje não iremos às ruas pedir votos. Vamos chorar junto de sua família e da população do Distrito Federal.Que a memória desse grande homem permaneça viva em nossos corações e eternizado na história de Brasília”

Fátima Sousa (PSol), candidata do GDF

”Quero me solidarizar com a família e os amigos do ex-governador Joaquim Roriz e reconhecer que muitos atos dos seus governos foram importantes para a população do DF. A hora é de olharmos para o legado positivo do ex-governador”.

 

Adelmir Santana, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio)

“O ex-governador Joaquim Roriz foi um homem público de grandes realizações e de muito sucesso nas urnas. Governou o Distrito Federal por quatro mandatos e foi o responsável pelas principais obras de Brasília. Era muito querido pelo povo. A Fecomércio-DF está de luto e se solidariza com admiradores, amigos e familiares”, disse Adelmir. Joaquim Domingos Roriz nasceu em Luziânia, no dia 4 de agosto de 1936, foi governador do Distrito Federal por quatro mandatos. Casou em 1960 com Weslian Roriz e tiveram três filhas: Wesliane, Liliane Roriz e Jaqueline Roriz”

 

Laerte Bessa (PR-DF), deputado federal

“Lamento profundamente a morte do governador Joaquim Roriz. Um homem que dedicou sua vida ao Distrito Federal partiu nos deixando a lição de enfrentar os desafios e jamais desistir. Roriz, além de grande amigo, foi meu mentor e principal exemplo na política. Sempre muito generoso comigo, foi ele que me lançou a Deputado Federal pela primeira vez. Tenho imensa gratidão por tudo o que fez, não só por mim, mas por toda a população do DF. Hoje sua história é legado de nossa gente. Descansa, meu amigo, e que Deusconforte a sua família”.

Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás e candidato ao Senado Federal

Ao Correio, Marconi disse que: “Recebemos consternados a notícia do falecimento de Roriz. Sou amigo dele há mais de 30 anos, quando ele ainda era deputado. Tive a oportunidade de celebrar várias alianças e parcerias com ele, principalmente em ações para o entorno do DF. Roriz foi um governador que estruturou o DF, uma grande pessoa aqui e no meu estado”. Nas redes sociais, o governador escreveu: “Acabo de receber a notícia do falecimento do grande amigo Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal. Conheci Roriz na pré-campanha do saudoso Santillo, em 1986. Colaborei com ele quando foi interventor em Goiânia. Como colega de Governo, realizamos muitas ações conjuntas.A mais importante foi a construção da barragem de Corumbá IV, para gerar energia e garantir o abastecimento de água em Brasília e nas cidades do Entorno Sul, em Goiás. O sistema produtor de água Corumbá IV está quase pronto e resolverá o abastecimento de água em Brasília e Entorno por décadas. Transmito à querida família de Roriz, com quem desfruto de antiga amizade, meu mais sincero pesar e minha irrestrita solidariedade”.

Wasny de Roure (PT), deputado distrital

“Joaquim Roriz deixa um legado forte de ações que marcaram a história da capital. A despeito de termos trilhado campos opostos na política, sempre mantive o respeito por ele, com quem convivi na vida pública nos últimos 30 anos. Manifestamos nossa solidariedade com toda família neste momento de dor. Roriz descansou depois de lutar pela vida como um guerreiro. Por tudo que Roriz representou, em um gesto de respeito, suspendemos nossas atividades de campanha, em luto, nesta quinta-feira(27)“.

Ricardo Vale (PT), deputado distrital

“Morreu nesta manhã Joaquim Roriz, umas das referencias políticas mais fortes do Distrito Federal! Sempre tivemos de lados opostos politicamente, mas nunca me faltou o respeito e admiração por ele e sua história. Com pesar, deixo aqui meu abraço fraterno para toda família Roriz, e desejo que fiquem em paz. Joaquim Roriz será sempre lembrando pelo povo do DF”.

Erika Kokay (PT-DF) deputada federal

“O PT-DF se solidariza com a família de Joaquim Roriz e suspende suas atividades públicas neste dia de hoje. Ainda q tenhamos defendido projetos políticos diferentes, Roriz foi uma liderança com expressivo apoio do DF. Nosso respeito e consternação!”

Alexandre Guerra (Novo), candidato ao GDF

Ainda ontem, quanto estávamos em um debate de candidatos a governo, recebemos a notícia do grave estado de saúde do ex-Governador Joaquim Roriz. Somos muitos na corrida eleitoral pelo GDF, com diferenças de ideias e de planos, mas uma coisa nos iguala nessa caminhada, todos, em diversos momentos, encontram marcas deixadas por Roriz. Seja pela cidade, seja nas pessoas. Na figura de estreante na política brasiliense, afirmo que o olhar para o futuro não é somente olhar para frente. Temos muito a aprender com o nosso passado e fazer um presente ativo e consciente, para colhermos bons frutos daquilo que pretendemos agora. Muitos ainda virão, pois esse é o caminho natural da vida, mas o tempo não apagará a marca na história brasiliense deixada por Joaquim Roriz. Hoje, lamentamos o seu falecimento e nos solidarizamos com Dona Weslian Roriz, com suas filhas Liliane, Jaqueline, Wesliane, e com todos que o sentiam como parte da família Brasília”.

Eliana Pedrosa (PROS), candidata ao GDF

“Hoje o Distrito Federal está de luto. Não chora apenas a família, não chora apenas nós políticos que caminhávamos com o governador Joaquim Roriz, mas chora principalmente o povo. Esse povo que ele governou com tanto carinho, tanto amor. Que soube ouvir suas demandas, e realizar aquilo que as pessoas pediam no tempo certo e na hora certa. Esse grande governador, esse governador que tinha um coração enorme. Um coração que coube todo o Distrito Federal, coube todo o seu povo. É a grande lição que ele deixa. E nós queremos nesse momento reverenciá-lo agora, mas não o esqueceremos nunca porque ele marcou a história no DF”.

Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF)

“Neste momento de conturbada crise dos serviços públicos pelo qual passa a Capital da República, em decorrência da falta de políticas voltadas ao atendimento do cidadão, é impossível não se recordar da figura de Roriz: um político que marcou sua trajetória de gestão pública no Distrito Federal voltando-se para o desenvolvimento da cidade e prestigiando os serviços públicos, prioritariamente a Segurança Pública e a Saúde. Com Roriz à frente do Buriti, a cidade viveu épocas de esperança e de realizações. Com ele, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) teve um salto de qualidade em infraestrutura, equipamentos e valorização profissional. Delegacias foram criadas, milhares de policiais civis foram contratados, os servidores foram valorizados, a tecnologia e a inteligência foram marcas dessa mudança. Em contrapartida de todo esse investimento, nossa capital jamais viveu época de tamanha sensação de segurança e resolutividade de crimes. Para a família policial civil, hoje é um dia de tristeza e luto. Externamos à família Roriz e a todos os amigos e cidadãos que viveram essa época de prosperidade nosso profundo sentimento de perda. Nesse momento de véspera de eleições, fica a reflexão e o exemplo para aqueles que pretendem gerir nossa cidade e a segurança pública”.

Hélio José (PROS-DF), senador

“O senador Hélio José expressa o seu mais profundo pesar pela morte do ex-governador de Brasília e ex-senador Joaquim Roriz. O senador manifesta sua consternação e solidariedade à família, parentes e amigos. É uma perda que traz luto à capital do país e ao Estado de Goiás, onde nasceu. Sua trajetória política fica como exemplo de dedicação e empenho”.

Izalci Lucas (PSDB), candidato ao Senado

“Tive o privilégio de trabalhar e aprender com ele. Era um homem do povo.Sempre fez pelos mais pobres. Tinha também a visão do grande realizador. Depois de JK, foi ele quem fez as grandes obras de infraestrutura do DF. O Brasil hoje precisa de governantes assim. Joaquim Roriz sempre ficará na memória do povo”.

Agnelo Queiroz, ex-governador do Distrito Federal 

“O Distrito Federal amanheceu com um profunda tristeza pela morte do ex-governador Joaquim Roriz, que sem dúvida alguma é uma das mais importantes referências políticas que temos na nossa cidade.
Roriz foi especial para Brasília e realizou obras importantes para o povo do DF. Estivemos em campos opostos ideológica e politicamente, mas sempre nos tratamos de maneira respeitosa. Tivemos uma relação institucional muito saudável. Seu legado será lembrado com apreço e respeito. Desejo aos familiares que estejam fortes neste momento de dor e que Deus conforte os corações de todas e todos vocês! Roriz, descanse em paz”.

Velório

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz morreu nesta quinta-feira (27/9), em Brasília, aos 82 anos. O político passou os últimos momentos de vida ao lado das filhas e da mulher, Weslian Roriz. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília desde 24 de agosto. Na quarta-feira (26/9), seu estado de saúde se tornou crítico devido a uma infecção pulmonar. O velório ocorre já nesta quinta-feira, a partir das 15h, no Memorial JK, e o enterro está marcado para as 11h de sexta-feira (28/9). Ainda na sexta-feira (28) antes do sepultamento, será realizado às 10h um culto ecumênico no memorial JK.

Da Redação com informações do Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here