Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Os Amsterdammers podem procurar um carro elétrico antes de 2030. A partir desse ano, a cidade é território proibido  para todo o tráfego de gasolina ou diesel.

Por Delmo Menezes

Amsterdam/Holanda – Na cidade das bicicletas, veículos movidos a gasolina e diesel, não poderão mais entrar na área central da cidade a partir de 2030. Isso dá a Amsterdam uma zona ambiental livre da emissão de gases poluentes. Até agora, apenas ciclomotores, vans, caminhões e táxis mais antigos não eram permitidos circular na cidade

O projeto é de autoria da vereadora Sharon Dijksma (Traffic), que estabelece o Plano de Ação Ar Limpo. Ao trabalhar em direção a uma cidade completamente livre de emissões de gases poluídos em 2030, o Conselho da Cidade espera estender a expectativa de vida de Amsterdam em três meses. Em média, os habitantes da cidade vivem um ano a menos devido à poluição do ar, causada em grande parte pelo tráfego de veículos poluentes.

O ar sujo ainda é muitas vezes um assassino silencioso

De acordo com o GGD, a poluição do ar atual é equivalente ao fumo passivo de mais de 6 cigarros. “O ar sujo ainda é muitas vezes um assassino silencioso”, diz Dijksma em um comunicado à imprensa. Num ranking de riscos para a saúde pública, a partir da proibição da circulação de carros movidos à gasolina ou diesel, a poluição do ar em Amsterdam deverá ser dos cigarros e de alimentação de procedência duvidosa.

Zona ambiental
Há duas semanas, a secretária de Estado Stientje van Veldhoven (Meio Ambiente) deu aos municípios a opção de introduzir uma zona ambiental para os antigos motores diesel a partir do próximo ano. Ela sugeriu duas opções: uma zona ambiental para carros a diesel com mais de 15 anos ou mais de 20 anos. Amsterdam está agora optando pela forma mais estrita e imediatamente em 2020.

A data exata de vigência ainda não é conhecida, mas é certo que a zona ambiental para carros a diesel afetará milhares de proprietários de carros. De acordo com dados oficiais, 4100 carros já foram registrados em Amsterdam e serão multados quando entrarem na zona ambiental. Cerca de 20.000 velhos motores a diesel “às vezes” atravessam a cidade.

Caminhões
Além disso, as zonas ambientais existentes serão reforçadas nos próximos anos, o que significa que, por exemplo, mais caminhões deixarão de entrar na cidade. A zona ambiental também cobrirá uma parte maior da cidade. Agora, por exemplo, áreas industriais como a Westpoort e bairros inteiros como Noord, IJburg e Houthavens ficam fora da zona ambiental.

Nos anos seguintes, Amsterdam estará introduzindo uma nova abordagem ao declarar partes da cidade como uma área livre de emissões. Isso significa que o tráfego de carros elétricos e movido a hidrogênio serão bem-vindos na cidade.

Transporte público
Para o transporte público, a partir de 2022 não poderão entrar no centro da cidade, aqueles que ainda emitirem gases poluentes. Uma exceção é para a seção norte da pista, para que os ônibus possam chegar à Estação Central.

Da Redação com informações do Parool.NL

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