Crianças sofrem por falta de atendimento em época de frio, nas unidades de Saúde do DF

Por Delmo Menezes

Quem precisou de atendimento pediátrico na madrugada fria e manhã deste domingo (02), se deparou com a falta de profissionais no Hospital Materno Infantil (HMIB), que deveria ser referência no atendimento da capital e em outras Unidades da rede de Saúde do DF.

De acordo com denúncias recebidas pelo Agenda Capital por profissionais de saúde que preferiram não se identificar, a emergência do HMIB, estava sem pediatras e sem Chefe de equipe. O HRAN estava sem médicos no PS e os pacientes tiveram que procurar atendimento no Pronto Socorro do Hospital de Base, que também estava desfalcado de profissionais.

A situação da pediatria do hospital regional do Gama (HRG), chega a ser inusitada. O governo anunciou a abertura da Pediatria do Pronto Socorro, e logo após foi fechada por falta de médicos, o que demonstra falta de planejamento.

Foto: reprodução

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho, “na realidade os atuais gestores da SES/DF, foram fazer marketing na abertura do PS do Gama, sabendo de antemão que a Secretaria não possuía profissionais suficientes para lotação naquela Unidade”.

Nota da Secretaria de Saúde do DF

A Secretaria de Saúde informa que o Hospital Regional da Asa Norte atendeu com um pediatra durante a noite de sábado (1) e a madrugada desse domingo (2), priorizando os atendimentos aos pacientes internados e aos usuários classificados com a cor vermelha, ou seja, os casos de maior gravidade. O plantão desta manhã (2), conta com um pediatra no hospital.
O Hospital Materno Infantil de Brasília, contou com dois médicos pediatras atendendo durante a madrugada, também priorizando os casos de maior gravidade, mas devido a grande demanda, houve tumulto por causa da demora no atendimento.
Nesta manhã (2), o HMIB conta com dois pediatras no plantão.
O Hospital Regional do Gama não tem atendimento de pediatria de porta. Os atendimentos na especialidade são restritos aos pacientes internados na unidade.
Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here