Apesar de ser um trabalho rotineiro da Novacap, a ação integrada é importante na prevenção aos efeitos da chuva
Por Redação
De janeiro até agora, 77,2 mil toneladas de entulho foram retiradas das bocas de lobo do Distrito Federal. Esse dado refere-se somente a atuação do sistema mecanizado, com videomonitoramento robotizado e hidrojateamento.
As equipes limparam mais de 540 quilômetros de rede de drenagem e 22 mil bocas de lobo.“Fazemos esse serviço de maneira contínua. Porém, sabemos que ele tem grande relevância para esse período próximo ao fim do ano, quando as chuvas se intensificam”, destaca o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite.
O uso dos caminhões adaptados e robôs contaram com investimentos de quase R$ 45 milhões, sendo anunciado pelo governador Ibaneis Rocha no início do ano, com objetivo de reforçar as ações de desobstrução das redes de drenagem da capital.
Além desse trabalho, a companhia atua com mão de obra própria. Somente nesses últimos dois meses, as equipes realizaram mais de 5 mil intervenções no Plano Piloto, onde ocorrem os maiores reflexos das fortes chuvas nesse período.
Além de desobstruções de bocas de lobo, ocorreram reconstruções, implantações, reparos e afins.Falando mais especificamente das tesourinhas da Asa Norte, mais ou menos nesse período de tempo, foram cerca de 600 ações de limpezas em bocas de lobo, com mais de 3 mil metros de desobstrução de redes pluviais.“Foi um trabalho intenso até o momento, mas que não vai parar. As equipes seguem em atuação constantes e diárias”, completa o gestor.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
*Com informações da Novacap