
Emenda é do deputado Distrital Roosevelt Vilela que destinou R$ 1,2 milhão para construir o Centro de Infusão. O novo espaço permitirá ampliação do atendimento em 40% e dará mais conforto aos pacientes com câncer e doenças hematológicas graves.
Por Delmo Menezes
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), inaugurou na manhã desta quinta-feira (14/11), o novo Centro de Infusão do Hospital de Base do DF (HBDF), reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal com a modernização e melhoria dos serviços de saúde pública. A iniciativa visa atender com mais eficiência e conforto aos pacientes que recebem infusões de medicamentos de alta complexidade, como tratamentos imunológicos e oncológicos.
A inauguração contou com a presença de profissionais da saúde, lideranças do Hospital de Base, pacientes e familiares, além de outras autoridades do setor. Celina Leão destacou a importância dessa reforma para a estrutura hospitalar e o atendimento dos pacientes: “Estamos avançando na reestruturação da saúde pública no Distrito Federal para que as pessoas possam receber tratamentos essenciais com dignidade e qualidade. Esse novo Centro de Infusão reforça nosso compromisso com a saúde dos pacientes”, destacou a governadora em exercício.

A governadora em exercício Celina Leão afirmou que o HBDF é referência em saúde pública e a ampliação trará mais qualidade para quem busca atendimento. “Nós sabemos que essa entrega vai, praticamente, dobrar a capacidade do Centro de Infusão. Mais que isso, vai proporcionar conforto para quem precisa receber esses tratamentos”, destaca Celina. Ela também anunciou que o espaço contará com musicoterapia como mais uma forma de “proporcionar o cuidado integral dos pacientes”.
O presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), Juracy Cavalcante, observa que no DF são atendidos pacientes de todo o país. “Essa entrega acontece em um momento muito importante porque as doenças oncológicas estão em ascensão. E o HBDF atende o Brasil inteiro. O paciente está em um momento de maior fragilidade da vida. Precisa ser bem acolhido pela nossa equipe multidisciplinar, que promove um tratamento digno, com conforto e, com a rede de voluntários do HBDF, trabalha com empatia”, ressalta.

De acordo com o IgesDF, inicialmente, o centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. No entanto, uma expansão do horário de operação já está sendo planejada. O objetivo é que o setor funcione também aos sábados, domingos e feriados. O novo espaço físico terá uma área total de 309,4 m² e vai contar com uma sala de estabilização clínica.
Custeado com emenda parlamentar do deputado Roosevelt Vilela, no valor de R$ 1,2 milhão, o novo Centro de Infusão foi projetado para oferecer um ambiente hospitalar moderno e humanizado, que atenda a todos os pacientes do hospital, com foco especial naqueles que estão em tratamento de câncer.
O deputado Roosevelt Vilela (PL) destacou que há 25 anos atrás sua mãe teve câncer de mama e viu a dificuldade que era para ser atendida. “Não se consegue fazer saúde pública de qualidade com burocracia. Podem contar com nossas emendas parlamentares para todo atendimento oncológico”, pontuou Roosevelt.
Atualmente, os pacientes ambulatoriais que precisam de tratamentos crônicos com administração de medicamentos intravenosos ou subcutâneos são atendidos em diferentes áreas do hospital, como a sala de administração de quimioterápicos de oncologia, hematologia e para doenças autoimunes. Com a unificação dessas áreas em um único local, o novo Centro de Infusão permitirá uma otimização dos serviços prestados, aumentando a capacidade de atendimento e melhorando a qualidade do serviço oferecido.

Estrutura modernizada e mais conforto para pacientes
A reforma no Centro de Infusão inclui um ambiente mais moderno e funcional, com novas poltronas para os pacientes, áreas de espera mais amplas e climatizadas, além de equipamentos médicos de última geração que permitem uma melhor administração dos medicamentos. Esse aprimoramento possibilita que o hospital ofereça um atendimento mais humanizado e eficiente, respeitando as necessidades específicas de pacientes imunocomprometidos e oncológicos.
O Hospital de Base é uma das principais unidades de referência do Distrito Federal, e o novo centro faz parte de um plano mais amplo de investimentos em infraestrutura hospitalar. A expectativa é que a nova estrutura aumente a capacidade de atendimento, com redução no tempo de espera para as infusões e melhoria na qualidade do acompanhamento médico.
Compromisso com a saúde pública
O novo Centro de Infusão no Hospital de Base simboliza uma conquista importante para a saúde pública do Distrito Federal, sendo mais um passo no caminho da modernização e humanização dos serviços oferecidos à comunidade.
A iniciativa representa um avanço significativo para a saúde pública do DF, especialmente para os pacientes oncológicos que necessitam de cuidados contínuos e especializados.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital