De acordo com a governadora Celina, a proposta tem como foco principal dar respostas rápidas à população que aguarda por procedimentos cirúrgicos
Por Delmo Menezes
O Governo do Distrito Federal vai encaminhar à Câmara Legislativa do Distrito Federal, na próxima semana, um projeto de lei que cria a Tabela SUS-DF, com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde. A iniciativa também busca tornar mais atrativa a participação de profissionais, especialmente médicos, no atendimento pelo sistema público.
A proposta representa uma mudança significativa no modelo atual ao estabelecer valores mais adequados à realidade do Distrito Federal, corrigindo distorções da tabela nacional do SUS, frequentemente apontada como defasada. Com isso, o GDF pretende aumentar a adesão de hospitais, clínicas e profissionais de saúde, fortalecendo a capacidade de atendimento da rede.
Novo modelo de credenciamento
Um dos principais pilares do projeto é a criação de um modelo de credenciamento aberto, contínuo e de alcance nacional para a realização de cirurgias de média complexidade. Na prática, qualquer instituição de saúde do país que atenda aos critérios poderá se habilitar para prestar serviços ao sistema público do DF.
A medida elimina entraves burocráticos e amplia de forma imediata a rede de atendimento, permitindo que mais procedimentos sejam realizados em menor tempo. A estratégia também visa enfrentar a demanda reprimida por cirurgias eletivas, um dos principais gargalos da saúde pública.
Redução de filas e mais agilidade
De acordo com a governadora Celina Leão, a proposta tem como foco principal dar respostas rápidas à população que aguarda por procedimentos cirúrgicos.
“A saúde pública não pode continuar presa à burocracia. Vamos abrir o credenciamento, ampliar a rede e garantir mais cirurgias com rapidez. Quem tiver condições de atender poderá participar. Nosso foco é reduzir filas e dar resposta à população”, afirmou.
Impacto na atração de profissionais
A criação da Tabela SUS-DF também é vista como um instrumento estratégico para atrair e fixar profissionais de saúde na rede pública, especialmente médicos. Com valores mais compatíveis com o mercado e maior previsibilidade nos pagamentos, a expectativa é aumentar o interesse desses profissionais em atuar no sistema público do DF.
Expectativa de aprovação
O projeto ainda será analisado pelos deputados distritais, mas a expectativa do governo é de que a proposta avance com rapidez, diante da necessidade urgente de ampliar o acesso à saúde e reduzir o tempo de espera por cirurgias.
Se aprovado, o novo modelo poderá representar um avanço importante na gestão da saúde pública do Distrito Federal, combinando maior eficiência administrativa com ampliação do atendimento à população.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/#
Da Redação do Agenda Capital





