Deputado distrital Welligton Luiz, governadora Celina Leão e o ex-governador Ibaneis Rocha. Foto: Reprodução.

MDB nacional suspende diretório do DF e prepara intervenção após apoio a Celina Leão

Por Redação

A crise interna no MDB do Distrito Federal atingiu seu ponto mais crítico e pode resultar em uma intervenção inédita da Executiva Nacional no comando regional da legenda. O presidente nacional do partido, Baleia Rossi, determinou a suspensão imediata de todas as decisões do diretório do DF e criou uma comissão especial para avaliar o pedido de intervenção na sigla local.

A decisão expõe o aprofundamento do conflito político entre o ex-governador Ibaneis Rocha (MDB) e a governadora Celina Leão (PP), que nos últimos meses passaram de aliados a adversários políticos na disputa pelos rumos das eleições de 2026.

A Executiva Nacional do MDB deverá se reunir na próxima quinta-feira (11) para deliberar sobre o futuro da legenda no Distrito Federal. Nos bastidores, lideranças nacionais já tratam como praticamente irreversível o desgaste provocado pela decisão do diretório local de apoiar o projeto de reeleição de Celina Leão.

Apoio a Celina desencadeou a crise

O estopim do racha ocorreu após o presidente regional do MDB-DF, Wellington Luiz, confirmar o alinhamento do partido com a atual governadora para as eleições de 2026.

A posição provocou forte reação de parlamentares emedebistas do Distrito Federal, que acusam o dirigente de agir sem consenso interno e em desacordo com a estratégia política defendida por parte significativa da legenda.

Como resposta, cinco importantes representantes do MDB assinaram um pedido formal de intervenção na direção regional do partido. Entre eles estão o deputado federal Rafael Prudente e os deputados distritais Jaqueline Silva, Hermeto, Iolando e Daniel Donizet.

O grupo defende uma reavaliação completa da estratégia eleitoral da legenda e busca retirar Wellington Luiz do comando das articulações políticas do MDB no DF.

Comissão nacional assume análise da situação

Para conduzir o processo e subsidiar a decisão da Executiva Nacional, Baleia Rossi nomeou uma comissão formada por cinco integrantes do MDB nacional. A relatoria ficou sob responsabilidade do deputado federal Isnaldo Bulhões.

Em nota oficial divulgada neste domingo (7), Baleia Rossi informou que a comissão terá a missão de promover o diálogo entre os diferentes grupos internos e elaborar um relatório sobre o cenário político e eleitoral do Distrito Federal.

Enquanto os trabalhos da comissão estiverem em andamento, todas as funções administrativas e deliberativas do diretório regional permanecem suspensas por determinação da direção nacional, deixando a executiva distrital sem autonomia para tomar decisões partidárias.

Rafael Prudente ganha força para disputar o GDF

Nos bastidores da política brasiliense, a movimentação da cúpula nacional é interpretada como um sinal claro de fortalecimento da pré-candidatura de Rafael Prudente ao Governo do Distrito Federal em 2026.

Aliados do ex-governador Ibaneis Rocha acreditam que a eventual intervenção poderá reorganizar o MDB em torno de um projeto próprio para a sucessão distrital, reduzindo a possibilidade de apoio antecipado à reeleição de Celina Leão.

Fontes próximas à direção nacional avaliam que o lançamento da candidatura de Rafael Prudente é apenas questão de tempo, consolidando um novo capítulo na disputa pelo Palácio do Buriti.

Wellington Luiz articula reação

Diante da ameaça de perder o controle do partido, Wellington Luiz iniciou uma ofensiva política para tentar reverter o cenário.

O dirigente busca reunir lideranças locais do MDB em uma agenda emergencial nesta segunda-feira (8), com o objetivo de demonstrar força interna e construir uma saída negociada que impeça uma intervenção direta da Executiva Nacional.

A estratégia também busca evitar que o comando da legenda fique integralmente sob influência do grupo político ligado a Ibaneis Rocha e Rafael Prudente.

MDB entra em semana decisiva

A expectativa agora se concentra na reunião da Executiva Nacional marcada para quinta-feira. O encontro poderá definir não apenas o futuro da direção regional do MDB, mas também o posicionamento da legenda na disputa eleitoral de 2026.

O episódio marca mais um capítulo da crescente reorganização das forças políticas do Distrito Federal e evidencia que a corrida pelo Palácio do Buriti já começou, com alianças sendo revistas e antigos parceiros se transformando em adversários.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here