O ex-presidente Jair Bolsonaro dentro do avião comercial da Gol após pousar no aeroporto de Brasília nesta quinta-feira às 06h30. Foto: Reprodução.

Ex-presidente chega ao País e já tem depoimento marcado pela PF sobre a tentativa de esconder da Receita Federal joias presenteadas pelo regime da Arábia Saudita

Por Redação

BRASÍLIA – O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou ao Brasil. O voo comercial que o trouxe dos Estados Unidos pousou no aeroporto da capital federal por volta daa 6h36. Bolsonaro passou três meses nos EUA, tendo deixado o País dois dias antes da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para não ser obrigado a entregar a faixa ao sucessor. O ex-presidente retorna em meio às investigações sobre o caso da joias presenteadas pelo regime da Arábia Saudita e não declaradas à Receita Federal.

Desde cedo, bolsonaristas vestindo camisas amarelas e enrolados em bandeiras do Brasil aguardavam o saguão do aeroporto de Brasília. Aliados do ex-presidente chegaram a prever que 10 mil pessoas iriam se aglomerar na área do desembarque para uma festa de recepção, mas o público é bem menor. Cerca de 600 pessoas esperavam pela chegada de Bolsonaro.

Jair Bolsonaro (PL) acaba de retornar ao Brasil. Às 6h37 desta quinta-feira aterrissou em Brasília o avião da Gol que trouxe o ex-presidente, em voo comercial, após quase 3 meses nos EUA.

O voo, que saiu de Orlando, foi tranquilo, com um único registro de turbulência forte. Por volta das 5h, o ex-presidente acordou disposto, se levantou e tirou fotos com passageiros que fizeram fila para registrar o momento. Pelo menos 30 passageiros conseguiram os cliques.

Ex-presidente Jair Bolsonaro ainda dentro do avião no aeroporto de Brasilia. Foto: Reprodução.

Quem teve uma conversa mais longa com Bolsonaro foi o empresário Rafael Danigno, de 38 anos, de Brasília, que perguntou se o ex-presidente apoiaria uma outra liderança para “comandar a direita e tirar a esquerda e Lula do poder”, e citou como exemplos os governadores de MG, Romeu Zema (Novo); e de SP, Tarcisio de Freitas (Republicanos). Danigno contou que o ex-presidente respondeu a ele “estar aberto”.

Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de cem pessoas foram até o aeroporto de Brasília aguardar a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro. O número é menor que a quantidade de policiais destacados para fazer a segurança no local.

Apesar da imagem desgastada após os atos golpistas de 8 de janeiro e a descoberta do caso das joias, Bolsonaro prepara uma estratégia para mostrar que ainda é o principal antagonista do presidente Lula. Na tentativa de se desviar das acusações que pesam contra ele, Bolsonaro voltará a investir nas redes sociais para fazer um contraponto entre sua gestão e ações do governo petista. A data para o seu retorno foi planejada sob medida, às vésperas de Lula completar três meses de governo, num momento em que o petista enfrenta uma situação difícil na política e na economia. Bolsonaro embarcou para Orlando (EUA) em 30 de dezembro do ano passado, sem passar a faixa a Lula e alimentando suspeitas infundadas sobre a legitimidade das eleições.

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal e a Polícia Federal montaram esquema especial de policiamento para a volta do ex-presidente. A PF informou que não permitiria que Bolsonaro use o saguão principal do aeroporto. A instituição alega que precisa preservar a segurança do local.

A secretaria do DF também anunciou que não iria permitir que o ex-presidente faça desfile em carro aberto, como chegou a ser cogitado por aliados de Bolsonaro. O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, sustentou que ações do tipo infringem o código de trânsito e não serão permitidas pelo Detran.

Segundo aliados do ex-presidente, seu primeiro compromisso em Brasília será uma reunião na sede de seu partido, o PL. No prédio onde está localizado o escritório da legenda um pequeno grupo de apoiadores já o aguardava na entrada antes mesmo de o avião que trouxe Bolsonaro dos EUA pousar na capital federal.

O ministro Flávio Dino mobilizou a PF para a chegada do ex-presidente ao Brasil. Fora das imediações do aeroporto, a segurança fica por conta da Polícia Militar (PM) do DF.

Após o desembarque, ele encontrará com Michelle Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e o general Braga Netto. Eles devem, então, se reunir com outras autoridades na sede do PL, no Complexo Brasil, em Brasília.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redaçãodo Agenda Capital e Agências

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais com experiência em diversos órgãos da administração direta e indireta. Analista político e observador atento da política local e nacional. Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here