Foto: Reprodução


Por Redação*

Não importa o sexo, a idade, condição financeira, a religião ou sua origem de nascimento. 0 ser humano tem sempre uma simpatia ou ritual para a virada do ano novo. Isso se repete ano após ano, quando todos buscam se apegar em algo que possa lhe trazer benefícios.

Ou seja, tudo vale para se acreditar que as coisas serão diferentes no ano novo. desde a questão amorosa, o emprego dos sonhos, felicidade, saúde até a melhora da situação financeira. O que importa é que tem que se fazer.

Por exemplo, há pessoas que se preocupam em entrar com o pé direito, pular sete ondas à meia-noite, comer lentilha na ceia, vestir branco (significativo de paz e purificação espiritual) ou amarelo (para atrair dinheiro), além da tradicional oferenda.

Outra prática é defumar a casa com incenso para afastar a negatividade e atrair paz, harmonia e limpar o ambiente das más energias. Varrer a casa do fundo para a entrada e comer porco na ceia da virada, que fuça para frente, ao invés de peru, que cisca para trás, assim como o caranguejo, que anda para os lados, também são superstições que são levadas a sério por muita gente.

No dia da virada, também é recomendado comer 12 gomos de uva e separar as sementes, envolvendo-as em um guardanapo e guardá-las na carteira durante o ano todo, para garantir dinheiro nos 12 meses.

Para as mulheres sonhadoras em busca do príncipe encantado, usar uma calcinha rosa nova do lado avesso no dia 31 de dezembro é outra simpatia. Diz a lenda que quando o ano virar, a mulher deve ir ao banheiro, desvirar a calcinha e usá-la da forma correta. Isso deve atrair o amor que tanto espera. Tudo vale para se acreditar que as coisas serão diferentes no ano novo.

E nessa esperança de renovação em que os brasileiros se preparam para o Réveillon, a roupa nova é um acessório que não pode faltar. É o que revela uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ao indicar que metade (54%) dos consumidores pretende comprar alguma peça de roupa, sapatos ou acessórios para festejar a chegada de 2020 – número que chega a 59% entre as mulheres.

Para 37% dos entrevistados, o tom de roupa preferido para usar na noite de ano novo continua sendo o branco, seguido do azul (8%), que representa tranquilidade e confiança no futuro, e ainda o amarelo, que para muitos simboliza dinheiro, é a escolha de outros 6%.

A pesquisa também mostra que 87% dos consumidores já decidiram onde pretendem comemorar a chegada de 2020. A maior parte deve passar o Réveillon na própria casa (28%), mas 13% planejam viajar, 10% vão celebrar a ocasião na casa de familiares e outros 10% na igreja.

Outro costume muito comum no Brasil é a realização de “simpatias”. Dados do levantamento revelam que um terço (32%) dos entrevistados fará algum ritual de ano novo em 2020, sobretudo para ganhar dinheiro (16%). encontrar ou manter um amor (6%), pagar as dívidas (6%), conseguir um emprego (5%) e comprar uma casa (5%).

Feliz Ano Novo!!!

(Com informações o Estado do Maranhão)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here