Por Dr. Cid Carvalhaes *
O Ano se finda. Trafega em seus estertores, agoniza rapidamente para, em poucos dias, desaparecer em definitivo. Retrospectivas se fazem em repetições rotineiras e conhecidas. Reprises, afinal, tragédias, desgraças guerras agressões de toda ordem, degradações contínuas, críticas a governantes, independentes dos seus matizes ideológicos, discriminações, assassinatos, violencias policiais, secas e alagamentos, deslizamentos de encostas, enfim, repetições daquilo habitual em nossas vivências.
Ano Novo, tudo novo? Será verdade?
Propósitos se renovam, em palavras, talvez em intenções, ausentes na prática. Imagino sempre, ao final e princípio de cada ano, concretizarmos, de fato, todas as promessas. Seríamos diferentes, melhores, estabelecer-se-iam equidades. Direitos sociais seriam prevalentes.
Um mundo sem fronteiras, livre de guerras, desequilíbrios econômicos/financeiros, sem preconceitos, desapareceriam violencias de todas as naturezas, discriminações, fome e miséria.
Educação para todos, de qualidade. Saúde adequada, combate à endemias, eventuais epidemias, de forma eficiente, programas de vacinas cumpridos com fidelidade, agilidade, nos exatos limites técnicos. Diagnósticos e tratamentos fíeis às demandas e necessidades de cada enfermo.
Desemprego nulo ou próximo disto, salários justos encurtando profundas desiqualdades existentes. Liberdade de credos, filosóficas, ideológicas, esportivas, sexuais, direito de ir e vir, princípios Constitucionais respeitados.
Transportes, moradias, saneamento básico, segurança, enfim, atingiriamos respeito a verdadeira cidadania, viveríamos numa sociedade mais equitativa e justa. Esses propósitos sempre são expressados nos finais e inícios de cada ano. Seria possível? Por certo que sim.
“Um novo Mundo é Possivel”, lema dos Fóruns Sociais Mundiais. Em sendo cumpridas vontades externadas em votos de Boas Festas, gradativamente atingiriamos uma sociedade melhor e mais adequada. Intenções existem, faltam decisões. Vamos praticá-las?
FELIZ ANO 2025!!!
*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião, advogado e escritor. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/