Setor Primavera de Taguatinga

Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprova regularização no Setor Primavera. Área de interesse social corresponde a 60,58 hectares e beneficia mais de 3,5 mil habitantes em Taguatinga.

Por Delmo Menezes

Após de 11 anos de espera, os moradores do Setor Primavera, denominado ARIS – Área de Relevante Interesse Social, em Taguatinga, está mais próxima de ser regularizada. O projeto urbanístico do local foi aprovado por ampla maioria de votos pelo Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan), durante uma reunião virtual nesta quinta-feira (17). A área fica nas chácaras 27 e 28 do Setor Habitacional Primavera, engloba 1.093 lotes, distribuídos em 60,58 hectares que atendem a uma população estimada em 3.530,9 habitantes.

A regularização da área da área irá beneficiar mais de 1.000 moradores que aguardam há anos a aprovação do parcelamento da área. O local é uma área voltada para uma população de baixa renda, em que predominam residências unifamiliares. Conforme previsto no projeto elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), 1.061 lotes são para uso residencial, 26 para comércio ou prestação de serviços, cinco destinados a equipamentos públicos e um para uso institucional privado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira, a aprovação foi um marco para a última reunião do ano promovida pelo Conplan, pois atende a uma área que esperava pelo andamento do processo de regularização desde o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) de 2009.

“Há 11 anos a população da Aris no Setor Primavera aguardava a possibilidade desse projeto urbanístico ser aprovado. É uma entrega de interesse social muito importante, que vai atender várias famílias. Parabenizo a todos que contribuíram com esse processo”, agradeceu Mateus Oliveira.

Na mesma linha de raciocínio, o diretor de Regularização de Interesse Social da Codhab, Leonardo Firme, reforçou a importância da aprovação, pois vai regularizar assentamentos consolidados há anos no local. “O Setor Primavera é uma prioridade para nós, porque é uma demanda antiga. Finalizamos o ano com chave de ouro”, comemorou o diretor. “Ao aprovar, seguimos para que no ano que vem possamos fazer essa entrega aos moradores”, ressaltou.

Para o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a regularização do Setor Primavera é um grande marco para a cidade. “Assim que assumi a Administração de Taguatinga, coloquei como prioridade trabalhar o processo de regularização do Setor Primavera. Procurei o líder comunitário Carlos Magno para me inteirar dos fatos. De imediato conversei com o governador Ibaneis Rocha, com o Secretário de Habitação Matheus, e o presidente da Codhab Wellington Luiz. Formou-se uma grande força tarefa e com o voto do CONPLAN o sonho de mais famílias começa a tornar-se realidade. O passo a seguir é fazer os registros necessários e em seguida as sonhadas escrituras. Após a aprovação fiz um pedido ao governador para que tão logo assine a regularização, sejam também encaminhadas ordens de serviços para implementação de toda infraestrutura do Setor, tais como: águas pluviais, esgotamento sanitário, lâmpadas de LED e Asfalto”, pontuou Renato Andrade.

Bispo Renato Andrade, administrador regional de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Quem comemora a decisão são pessoas como o líder comunitário do Setor Primavera, Carlos Magno, convidado pelo administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a participar da reunião virtual do Conplan. “Hoje é um dia muito importante para todos nós. Estou muito emocionado e agradeço a todos vocês. A comunidade primaverense hoje sai ganhando”, celebrou.

O administrador de Taguatinga aproveitou a oportunidade para agradecer a Seduh, a Codhab, relatores do projeto e pelos 29 votos favoráveis dos conselheiros do Conplan para aprovar o projeto urbanístico. “O voto de vocês vai ajudar mais de 1 mil famílias que precisam muito dessas melhorias”, reforçou o Bispo Renato Andrade.

O Setor Habitacional Primavera, onde está inserida a poligonal do projeto, fica próximo ao Setor de Mansões de Taguatinga, a leste do Setor L Norte, a norte da Avenida Elmo Serejo e a noroeste de Taguatinga Sul.

Após a publicação do decreto no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) sobre a decisão, a empresa responsável pelo projeto urbanístico tem o prazo de 180 dias para dar entrada com pedido de registro em cartório.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here