Depois que o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Conselheiro Renato Rainha, e o Conselheiro Manoel de Andrade receberam uma ameaça de morte por conta do trabalho de fiscalização que exercem, a Polícia Civil do DF e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça ofereceram cursos de defesa pessoal aos integrantes da Corte.
No dia 19 de fevereiro de 2016, a Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil vai promover um curso especial para os Conselheiros do TCDF e os Procuradores do Ministério Público de Contas do DF, instituição que atua junto ao Tribunal. Eles utilizarão pistolas .40 e aprenderão técnicas de tiro específicas para segurança pessoal. Seis instrutores da DOE que fazem parte da Seção de Segurança do Dignitário e Proteção a Pessoas vão ministrar as aulas práticas.
Nesta quarta-feira, dia 03 de fevereiro de 2016, integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) se reuniram com o presidente do TCDF e com o Conselheiro Márcio Michel – que já foram delegados de polícia – para oferecer capacitação específica não só para os conselheiros, mas também para vigilantes, motoristas e alguns servidores do Tribunal. Participaram do encontro o chefe de Gabinete da Senasp, Marcello Barros de Oliveira; o Coordenador-Geral de Inteligência da Senasp, André Fagundes Mendes; e o Diretor da Área de Ensino, Rogério Carneiro.
O curso que a Senasp pretende montar servirá de projeto-piloto para os Tribunais de Contas de outros Estados. Nele, os motoristas devem aprender direção ofensiva, defensiva e condução específicas para o transporte de autoridades. Os conselheiros e procuradores podem ter aulas sobre condutas de segurança, incluindo aí até o uso de mídias sociais. Os servidores vão ser orientados sobre como agir em situações de risco e por aí vai.
O presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha, também pretende reforçar a segurança dos prédios da Corte com a aquisição de novos detectores de metais.
Fonte: ASCOM/TCDF
“Estória” estranha essa…