O Agenda Capital divulgou nesta sexta-feira (05) conversas que estão sendo veiculadas nas redes sociais, através do aplicativo  WhatsApp, envolvendo o diretor do SAMU-DF, Rafael Vinhal, que assumiu recentemente a Diretoria de Assistência às Urgências e Emergências, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SAMU-DF).

De acordo com a conversa, o diretor fala em uma “oferta de emprego”, com ganhos de 15 mil reais, em um ambiente tranquilo, para uma jornada de 40 horas semanais, sem exclusividade, horário flexível, com direito à um ambiente climatizado, com motorista, cursos de educação continuada, sem enfrentar engarrafamentos e nem radares de velocidade.

O Agenda Capital, recebeu agora a pouco, nota do próprio diretor do Samu. Rafael Vinhal, com pedido de desculpas e esclarecimentos sobre o episódio.

Veja nota na íntegra:

Há 2 dias foi ofertado ao SAMU a duplicação de carga horária para 5 médicos. Como gestor, ofertei ao grupo de mensagens dos médicos a duplicação, a fim de garantir transparência e isonomia no processo.

A mensagem foi repassada aos médicos de forma informal. Como um anúncio de publicidade.

Na realidade, todas as vezes em que há furos nas escalas do SAMU, a fim de não prejudicar o atendimento à população, é ofertado vaga de plantões da mesma forma aos médicos do grupo

A oferta foi uma replicação de mensagens já enviadas anteriormente ao grupo de médicos. E sempre em tom de ironia, de brincadeira.

Os médicos no SAMU são médicos capacitados, que realizam 60 mil atendimentos ao mês, seja in loco, seja por telemedicina.

O trabalho é árduo, penoso. Lidamos com vida, com o estresse diário nas ruas e na Central de Regulação.

A mensagem foi “printada” por um dos médicos e repassada a diversos grupos, de forma descontextualizada.

O grupo de mensagens é uma forma de manter a gestão próxima ao servidor. Por meio da mensagem conseguimos 4 médicos com interesse na realização de 40 horas semanais na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES.

Peço desculpas pela forma com que a mensagem foi divulgada e publicada. Brasília merece um SAMU com 100% das viaturas ativadas. E com médicos disponíveis 24 horas para o atendimento à população.

Aos condutores do SAMU, também socorristas, e demais profissionais de saúde do SAMU, meu enorme respeito pelo trabalho de excelência prestado à população. Valorizo o trabalho de cada um de vocês.

Sem uma equipe multiprofissional completa, com condutor socorrista, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, jamais conseguiríamos manter nosso serviço com a qualidade que Brasília merece.

Coloco-me à disposição para esclarecimentos.

Rafael Vinhal – diretor do Samu-DF

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

2 COMENTÁRIOS

  1. Pessoa maravilhosa, profissional, competente, cumpridor das leis que nos regem, das leis da moral cristã, educado na Escola de Saúde da SES, com Residência na SES, histórico de formação gestora desde quando acadêmico, Presidente da ABRAMER que modificou horário de trabalho dos internos, atuante em reuniões de Conselho Regionais -de Brasília, nos Centros de Saude da asa Sul, quando estávamos Presidente, trabalhador construtor juntamente com o grupo pequeno,na construção do Observatório , do Núcleo de Saúde Mental , aprovado no Conselho de Saude do DF, com equipe interdisciplinar 24hs no atendimento aos usuários com alterações psiquiatricas do SAMU, no Nucleo de Medicina do Trabalho implantando o atendimento ao trabalhador samuzeiro, na implantação do Programa de Acreditação pela Joint , do Serviço Atendimento Pré Hospitalar 100% publico(1°no país ), e membro do Grupo de Protocolos de APH do Ministério da Saúde na equipe de Saúde Mental(SAMUs de todo país). Sofre um assédio por colegas que emitem sentimentos torpes, vis, claramente um do 7 pecados capitais, com ação do print de um comentário jocoso mas incentivador aos colegas descrentes na atual situação, para reabrir as viaturas desativadas por gestores anteriores, para re-habilitalas as junto ao Ministério da Saúde e ter de volta o repasse do SAMU. Hoje estamos apenas com Fonte 100-GDF, porque o repasse Fonte 138 MSaude esta suspensa.Rafael em agradecimento a todo seu empenho em construir “o melhor” ao SAMU e ao SUS com a equipe do Observatorio, digo estamos aqui e juntos.

  2. Esse é o chefe que me representa! Em pouco tempo mostrando serviço que outros em anos não fizeram! Mostrando para o servidor que o chefe é acima de tudo um bom LIDER. Quem o conhece como pessoa e servidor que sempre foi sabe bem porque tem sido um gestor excepicional. Infelizmente isso incomoda aqueles que por seus próprios meritos não conseguem destaque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here