Por Delmo Menezes

Faltando pouco mais de 01 ano para o início do processo eleitoral em nosso país, constatamos o quanto a classe política está desgastada perante a opinião pública, tanto a nível nacional como aqui no Distrito Federal.

A falta de credibilidade nos políticos, ganha a cada dia proporções gigantescas, o que vale dizer que só um verdadeiro milagre fará o povo voltar a acreditar que ainda existem homens sérios neste país, que não estejam contaminados pelo “câncer” da corrupção. Claro que há as exceções, porém cada vez mais raras.

Na avaliação de especialistas ouvidos pelo Agenda Capital, aumentou a desconfiança do eleitor em relação aos partidos políticos e na política como um todo. Neste cenário, estudiosos do processo eleitoral preveem um alto índice de abstenção, crescimento do voto nulo e o fortalecimento dos candidatos “antipartidários”, nas próximas eleições.

No Distrito Federal, se comenta nos bastidores que a Câmara Legislativa terá uma renovação como nunca visto. A previsão segundo especialistas, será em torno de 70%, quando a média histórica é de 50%. Isto significa que realmente há um grande desgaste de nossos representantes, causado sem dúvida, pelos sucessivos escândalos que todos os dias estão sendo noticiados pelos diversos veículos de comunicação.

Não somos profetas para prever o futuro, porém comenta-se nos círculos políticos da capital, que alguns parlamentares do DF terão seus mandatos interrompidos pela justiça, até a conclusão das investigações que estão em curso. O desgaste político da Câmara é tão grande, que alguns distritais dificilmente concorrerão a reeleição. A fraca atuação  parlamentar e as graves denúncias são fatores preponderantes para que isso se torne realidade.

Vale lembrar que várias leis aprovadas pelos senhores deputados, são posteriormente questionadas na justiça e tornam-se inconstitucionais.

No governo, há um clima de incerteza em relação a reeleição do atual chefe do Executivo. O alto índice de rejeição, e a insatisfação da população na prestação de serviços básicos como Saúde, Educação, Segurança e Mobilidade, podem atrapalhar os planos para 2018. Vale ressaltar que a área da Saúde, é onde o governo tem o maior índice de rejeição.

Na esfera federal, as delações da Odebrecht que aos poucos estão se tornando públicas, já estão provocando um “tsunami” no centro do poder, colocando em alerta todos os escalões do governo.

Diante de tudo isso e mais o que virá pela frente, será que ainda podemos acreditar nos políticos e em nossas instituições?

Da Redação do Agenda Capital

2 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza! Ninguém que tem consciência do papel que desempenha para o seu bem, jamais vai aceitar que a população seja escrava da mediocridade desta classe oportunista , que só pensa em acumular em detrimento da maioria que sobrevive!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here