Uma ambulância é vista pela janela danificada de um veículo atingido por balas, enquanto a invasão russa da Ucrânia continua, em Kiev, Ucrânia, em 28 de fevereiro de 2022. Jedrzej Nowicki/Agencja Wyborcza.pl via REUTERS.

Assembleia-Geral da ONU realiza reunião emergencial para discutir conflito no leste europeu. Comboio russo se aproxima de Kiev, aumentando o medo de civis

Por Reuters

YIV/MOSCOVO, 1º de março (Reuters) – Uma coluna blindada russa abateu-se sobre a capital da Ucrânia, Kiev, nesta terça-feira, e forças invasoras dispararam barragens de foguetes no centro da segunda maior cidade do país, no sexto dia do ataque russo ao seu vizinho ocidental. Pelo menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em um post do Telegram nesta terça-feira (1°).

A explosão atingiu o prédio da Administração Estatal Regional do governo, de acordo com vídeos do incidente postados pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia (MOFA) e funcionários do governo. Os vídeos foram publicados também na terça-feira, no horário local, e foram verificados pela reportagem. Ataques semelhantes mataram e feriram dezenas na cidade no dia anterior.

“Os escombros estão sendo removidos e haverá ainda mais vítimas e feridos”, disse ele.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que as barragens de artilharia em Kharkiv equivalem a terrorismo de Estado.

Moradores locais preparam coquetéis molotov, enquanto a invasão russa da Ucrânia continua, para defender sua cidade, em Zhytomyr, Ucrânia 28 de fevereiro de 2022. REUTERS/Viacheslav Ratynskyi

Quase uma semana desde que as tropas russas invadiram a fronteira, elas não conseguiram capturar uma única grande cidade ucraniana depois de enfrentar forte resistência. As mortes de civis nas últimas 48 horas foram um sinal sinistro de que comandantes russos frustrados poderiam estar recorrendo a táticas mais devastadoras.

A Rússia ainda tem mais forças para lançar na luta, embora o presidente Vladimir Putin enfrente condenação mundial e sanções internacionais por suas ações, que destruíram a paz pós-Guerra Fria na Europa.

A empresa petrolífera Shell tornou-se a mais recente empresa ocidental a anunciar que estava se retirando da Rússia. As sanções e o isolamento financeiro global já tiveram um impacto devastador na economia da Rússia, com o rublo em queda livre e filas do lado de fora dos bancos enquanto os russos correm para salvar suas economias.

O governo de Zelenskiy permaneceu no controle de Kiev na terça-feira, com soldados e civis prontos para combater os invasores rua por rua.

Mas imagens divulgadas pela empresa de satélites norte-americana Maxar mostraram tanques, artilharia e caminhões de combustível russos se estendendo por 60 quilômetros ao longo de uma rodovia ao norte.

“Para o inimigo, Kiev é o alvo principal”, disse Zelenskiy, que permaneceu na capital reunindo os ucranianos, em uma mensagem durante a noite. “Vamos neutralizar todos eles.”

Tropas russas dispararam artilharia em Kiev, Kharkiv e na cidade portuária de Mariupol, no sul, durante a noite, enquanto o lado ucraniano derrubou aviões militares russos ao redor da capital, disse o assessor presidencial Oleksiy Arestovych em um briefing.

As autoridades ucranianas também relataram 70 soldados mortos em um ataque com foguete em uma cidade entre Kiev e Kharkiv.

Zelenskiy, dirigindo-se ao Parlamento Europeu por videoconferência um dia depois de assinar um pedido oficial de adesão à União Europeia, instou o bloco a provar que está do lado da Ucrânia.

Tropas dos EUA em transferência para base militar em Grafenwoehr para fortalecer os esforços da OTAN na Europa Oriental enquanto a invasão russa na Ucrânia continua, estão em formação no Aeroporto Albrecht Duerer em Nuremberg, Alemanha 1º de março de 2022. REUTERS/Andreas Gebert

“Prove que você não vai nos deixar ir. Prove que você é realmente europeu e então a vida vencerá a morte e a luz vencerá a escuridão. Glória seja para a Ucrânia”, disse ele em um discurso emocionado.

RISCO PARA CIVIL

Em Moscou, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que o Kremlin pressionará sua operação militar na Ucrânia até atingir seus objetivos. O objetivo era se proteger das ameaças criadas pelo Ocidente, e a Rússia não estava ocupando o território da Ucrânia, disse ele à agência de notícias Interfax.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse em uma atualização de inteligência que o avanço russo em Kiev fez pouco progresso nas últimas 24 horas, provavelmente devido a problemas logísticos. Mas também alertou para uma mudança nas táticas russas que podem piorar a situação dos civis.

“O uso de artilharia pesada em áreas urbanas densamente povoadas aumenta muito o risco de baixas civis”, disse.

Kharkiv, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes principalmente de língua russa perto da fronteira com a Rússia, sofreu o impacto dos ataques desde segunda-feira.

Grupos de direitos humanos e o embaixador da Ucrânia nos Estados Unidos acusaram a Rússia de usar bombas de fragmentação e bombas a vácuo, armas condenadas por muitas organizações.

O estado-maior da Ucrânia disse que as perdas russas incluíam 5.710 funcionários, 29 aeronaves destruídas e danificadas e 198 tanques, todos os números que não puderam ser verificados.

A Rússia não deu um relato completo de suas perdas no campo de batalha, mas fotos da Ucrânia mostraram tanques e corpos russos queimados na estrada onde foram atacados por defensores ucranianos.

As conversações realizadas na segunda-feira na fronteira da Bielorrússia não conseguiram chegar a um avanço. Os negociadores não informaram quando ocorrerá uma nova rodada.

Com Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here