
Ancelotti aposta em Martinelli para superar Haaland e colocar o Brasil nas quartas de final
Por Delmo Menezes
A Seleção Brasileira tem neste domingo (5) um dos compromissos mais desafiadores da Copa do Mundo de 2026. A partir das 17h (horário de Brasília), o time comandado por Carlo Ancelotti enfrenta a Noruega no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, em confronto válido pelas oitavas de final do Mundial.
Além de valer uma vaga nas quartas de final, a partida coloca frente a frente duas seleções com históricos que tornam o duelo ainda mais especial. O Brasil jamais venceu os noruegueses em quatro confrontos disputados ao longo da história e tentará quebrar esse incômodo tabu justamente em uma Copa do Mundo.
Quem vencer enfrentará nas quartas de final o vencedor do confronto entre México e Inglaterra, que se enfrentam mais tarde no lendário Estádio Azteca.

Brasil tenta acabar com escrita histórica
A Noruega é uma das poucas seleções do mundo que nunca perdeu para o Brasil. O retrospecto registra quatro partidas, com duas vitórias norueguesas e dois empates.
O primeiro encontro ocorreu em 1988, em amistoso realizado em Oslo, e terminou empatado por 1 a 1. Em 1997, durante a preparação brasileira para a Copa do Mundo da França, os europeus surpreenderam ao vencer por 4 a 2.
No Mundial de 1998 veio o capítulo mais marcante dessa história. Pela fase de grupos, a Noruega venceu por 2 a 1 e eliminou a seleção brasileira da liderança do Grupo A, embora o Brasil tenha seguido até a final daquela Copa.
O último confronto aconteceu há duas décadas, novamente em Oslo, encerrado em empate por 1 a 1.
Agora, a equipe brasileira tenta escrever uma nova página dessa rivalidade e, de quebra, afastar um fantasma que acompanha a seleção nas últimas edições do Mundial.

Desafio também é contra os europeus
Desde a conquista do pentacampeonato, em 2002, o Brasil acumulou eliminações para seleções europeias em Copas do Mundo.
Nas últimas edições, caiu diante de França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Croácia, tornando ainda maior a pressão para superar um adversário europeu em mata-mata.
Martinelli ganha oportunidade entre os titulares
O técnico Carlo Ancelotti será obrigado a modificar a equipe em relação ao time que eliminou o Japão.
O meia Lucas Paquetá sofreu uma lesão muscular e está fora da partida. A tendência é que Gabriel Martinelli assuma a vaga entre os titulares.
O atacante do Arsenal chega em alta após marcar o gol da classificação diante do Japão e ganhou a confiança da comissão técnica durante os treinamentos realizados antes do confronto.
Já Neymar e Raphinha, recuperados de problemas físicos, começam no banco de reservas. Ambos estão relacionados e poderão ser utilizados ao longo da partida, aumentando o poder ofensivo da Seleção caso Ancelotti precise mudar o panorama do jogo.

Haaland lidera esperança norueguesa
Se do lado brasileiro Martinelli vive grande fase, a principal ameaça da Noruega atende pelo nome de Erling Haaland.
O atacante do Manchester City é um dos principais goleadores do futebol mundial e chega embalado pela excelente campanha na Copa. Até aqui, marcou cinco gols e soma números impressionantes pela seleção norueguesa: são 60 gols em apenas 53 partidas.
Além de Haaland, os noruegueses contam com jogadores experientes e técnicos, como Martin Ødegaard, cérebro do meio-campo, além de Alexander Sørloth e Antonio Nusa no setor ofensivo.
Calor intenso será mais um adversário
Se o rival já inspira respeito, as condições climáticas prometem tornar o confronto ainda mais desgastante.
A partida será disputada no MetLife Stadium, estádio que receberá também a grande final da Copa, mas que não possui sistema de climatização.
A previsão indica sensação térmica próxima dos 40°C durante o jogo, consequência da forte onda de calor que atinge diversas regiões dos Estados Unidos.
Para minimizar os efeitos das altas temperaturas, a comissão técnica brasileira manterá os protocolos já adotados durante o torneio, incluindo o uso de coletes com bolsas de gelo (“ice vests”), toalhas geladas para nuca e cabeça e reforço constante na hidratação dos atletas.
Prováveis escalações
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Noruega: Nyland; Pedersen, Ajer, Heggem e Wolfe; Berg, Ødegaard e Berge; Sørloth, Haaland e Nusa. Técnico: Ståle Solbakken.
Onde assistir
O confronto terá transmissão para todo o Brasil por diferentes plataformas:
- TV Globo e SBT (TV aberta);
- SporTV e N Sports (TV por assinatura);
- GE e CazéTV, pelo YouTube.
Clima de decisão
A expectativa é de arquibancadas lotadas no MetLife Stadium para acompanhar um dos confrontos mais aguardados das oitavas de final.
Depois da classificação dramática diante do Japão, a Seleção Brasileira terá pela frente um desafio ainda maior: superar um adversário que jamais conseguiu derrotar, conter o poder de fogo de Haaland, vencer o desgaste provocado pelo calor extremo e manter vivo o sonho da conquista do hexacampeonato mundial.
Uma vitória neste domingo significará não apenas a classificação às quartas de final, mas também a quebra de um tabu histórico e o fortalecimento da confiança da equipe de Carlo Ancelotti na caminhada rumo ao tão sonhado hexa mundial.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital





