O confronto entre Brasil e Venezuela será neste domingo (13) em Brasília no Estádio Mané Garrincha, que não terá público. A Venezuela teve doze casos de Covid-19 confirmados no grupo
Por Delmo Menezes
A Seleção Brasileira fez o último treinamento neste sábado em São Paulo, antes de embarcar para Brasília para fazer sua estreia na Copa América neste domingo às 18h no Estádio Mané Garrincha.
O elenco da Seleção, que é composto por 24 atletas que já estavam com a Amarelinha durante as Eliminatórias, se apresentou pela manhã na capital paulista. À tarde, os jogadores fizeram a primeira atividade do ciclo da Copa América no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda.

Na chegada ao CT, o técnico Tite e alguns dos jogadores da Seleção se encontraram com o treinador do Tricolor Paulista, Hernán Crespo. Durante a conversa, o argentino reforçou a hospitalidade do São Paulo e abriu as portas do CT à Seleção. O treino contou com os jovens Thiago e Pedrinho, das categorias de base do Tricolor, que completaram a atividade.
Após ser desfalque na última Copa América, em 2019, Neymar inicia a competição deste ano em busca do seu segundo título pela seleção brasileira principal. Ele foi campeão da Copa das Confederações em 2013, mas depois acumulou decepções nas competições seguintes.

Em 2019, quando o Brasil conquistou a Copa América em casa, Neymar não participou da campanha porque rompera o ligamento no ligamento do tornozelo direito às vésperas da competição, em amistoso contra o Qatar. Na época, Willian foi chamado para ser o substituto na lista, e Everton Cebolinho assumiu a posição de titular.
Desta vez, Neymar chega embalado para a Copa América. Ele marcou nos dois últimos jogos da seleção brasileira, contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A equipe venceu ambos por 2 a 0.

Venezuela tem doze casos de Covid; Conmebol retira limite de trocas de convocados
Rival da seleção brasileira na estreia da Copa América, neste domingo (13), no Mané Garrincha, a Venezuela teve doze casos de Covid-19 confirmados no grupo. Inicialmente a informação de que eram cinco os infectados pelo novo coronavírus foi veiculada pelo Metrópoles. O Globo confirmou a informação de que são 12 casos, neste sábado, com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
A pasta informou que, “na noite de sexta-feira (11), foi notificada pela Conmebol de que 12 membros da delegação da seleção de futebol da Venezuela, incluindo jogadores e comissão técnica, testaram positivo para Covid-19.
Todos estão assintomáticos, isolados em quartos individuais e seguem monitorados pela equipe da Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Saúde”.
A mudança é feita também após os recentes casos de Covid-19 confirmados nas últimas semanas nas seleções, como é o caso do meia Arrascaeta, do Uruguai, que já cumpriu o período de isolamento, por exemplo, mas acabou ficando de fora dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.
A alteração no regulamento ocorre faltando menos de 48 horas para o início do torneio, que começa neste domingo, com o jogo entre Brasil e Venezuela, no Mané Garrincha, às 18h.
Copa América
O torneiro foi transferido para o Brasil depois que Colômbia e Argentina desistiram de sediá-lo, respectivamente, por conta de protestos e pelo avanço da pandemia. A capital federal receber o jogo inicial, além da semifinal. As demais cinco partidas ocorrem entre os dias 18 de junho e 9 de julho. Veja tabela:
- Brasil x Venezuela, 13/06, 18h
- Argentina Uruguai, 18/06, 21h
- Argentina x Paraguai, 21/06, 21h
- Chile x Paraguai, 24/06, 21h
- Venezuela x Peru, 27/06, 18h
- 2A x 3B, quartas de final, 03/07, 19h
- G24 x G23, semifinal, 06/07, 22h
- Decisão do terceiro lugar, 09/07, 21h.
O SBT transmitirá ao vivo a partida entre Brasil e Venezuela neste domingo a partir das 18h direto do estádio Mané Garrincha.
Da Redação do Agenda Capital/SBT/GE