Foto: Reprodução.

Instituição reforça compromisso com governança e transparência junto ao mercado. Paulo Costa, que liderava o banco desde o início do governo Ibaneis com gestão elogiada, deixa o cargo para o andamento das investigações.

Por Redação

O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) anunciou, nesta quarta-feira (19), a contratação de uma auditoria externa especializada. A medida tem como objetivo apurar, de forma independente, os fatos citados na Operação Compliance Zero, que resultaram no afastamento do presidente da instituição, Paulo Henrique Costa.

A decisão foi comunicada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reafirmando o compromisso do banco estatal com a transparência, a proteção de seus acionistas e a manutenção das melhores práticas de governança corporativa.

Reconhecimento e continuidade

Paulo Costa estava à frente do BRB desde o início do primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha. Sua gestão foi marcada por um período de forte expansão e modernização do banco, sendo creditado por elevar a relevância da instituição no cenário nacional e entregar resultados consistentes nos últimos anos.

O afastamento, determinado pela Justiça Federal, visa garantir a isenção necessária para o esclarecimento das denúncias, sem comprometer o funcionamento diário do banco, que segue operando normalmente.

O foco da apuração

A auditoria independente analisará as circunstâncias investigadas pela Polícia Federal, que apura transações envolvendo a compra de carteiras de crédito do Banco Master. Segundo as investigações preliminares, há suspeitas sobre as garantias oferecidas nessas operações.

Em nota, o BRB destacou que o colegiado acompanhará de forma contínua os desdobramentos, mantendo o mercado informado e garantindo a solidez da instituição pública.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here