Acrópole foi fechado à tarde devido forte calor

Por Redação 

A Grécia está sofrendo com uma forte onda de calor. Nesta sexta-feira (14), a temperatura chegou a 40 graus em 87 estações meteorológicas em todo o país, relata a emissora pública grega ERT . As autoridades tomaram uma série de medidas.

A Acrópole de Atenas foi fechada do meio-dia às 17h devido às altas temperaturas. A Cruz Vermelha distribuiu milhares de garrafas de água aos turistas reunidos na atração.

A decisão de fechar a Acrópole foi tomada apenas na manhã de sexta-feira(14)

Os primeiros socorros foram prestados a várias pessoas desidratadas na Acrópole. As ruínas no morro são famosas pelas altas temperaturas e pouca sombra.

Trabalhadores da construção civil e motoristas de entrega de refeições param à tarde

Durante as horas mais quentes do dia, trabalhadores da construção civil e entregadores de alimentos não podiam trabalhar. É a primeira vez que o governo grego toma esta medida, noticia o jornal britânico The Guardian .

A Acrópole provavelmente também estará encerrada este fim-de-semana à tarde, porque se prevê um tempo extremamente quente em grande parte do Sul e Centro da Europa . O recorde europeu de 48 graus na Sicília pode até ser quebrado. As autoridades italianas emitiram um alerta meteorológico para quinze cidades. Os moradores são aconselhados a ficar em casa à tarde.

No lugar mais quente da Grécia hoje, em Thiva, foi de 44,2 graus. Este lugar está localizado a nordeste de Atenas e costumava ser chamado de Tebas. Temperaturas acima de 42 graus foram registradas em 14 locais do país.

Clima muito excepcional

Em Antalya, na Turquia, a temperatura pode chegar a 45 graus no sábado (15), no interior do país deve alcançar a 46 graus. Na Espanha, as máximas ainda ficam entre 35 e 40 graus durante o fim de semana, mas na segunda e terça-feira a temperatura na Andaluzia pode subir bem acima dos 40 graus. Na primeira metade da semana pode ser muito localmente 44 ou 45 graus.

Estas são temperaturas muito excepcionais, relata Weeronline. O calor pode ser parcialmente atribuído ao ar quente que flui do deserto do Saara para a Europa, que aquece ainda mais no sul da Europa. No entanto, as temperaturas extremamente altas estão se tornando mais comuns no clima em aquecimento.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital/NOS 

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here