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Mais de 10 mil pessoas com deficiência no DF já têm acesso facilitado a serviços com nova carteira. Iniciativa do GDF agiliza a emissão de documentos e garante direitos a milhares de brasilienses
Por Delmo Menezes
Em um marco histórico para a inclusão no Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF) através da Secretaria da Pessoa com Deficiência, já emitiu mais de 10 mil carteiras de identificação para pessoas com deficiência e autistas em 2024. Esse documento, além de facilitar o acesso a diversos serviços e benefícios, tem proporcionado mais autonomia e qualidade de vida a milhares de brasilienses.
Um documento, infinitas possibilidades
A carteira de identificação, emitida gratuitamente pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, tem sido um divisor de águas na vida de muitas famílias. Dominique Marie do Nascimento, mãe de Jonatã, um menino de 10 anos com autismo, relata como o documento tem facilitado o dia a dia: “Situações antes estressantes, como esperar em filas, se tornaram mais leves. A carteirinha ajuda as pessoas a entenderem as necessidades especiais do Jonatã e a serem mais pacientes”.
A emissão é gratuita e pode ser feita de forma virtual pelo site da Secretaria da Pessoa com Deficiência ou presencialmente no Centro de Atendimento da Pessoa com Deficiência, localizado na Estação de Metrô da 112 Sul. Para obter o documento, é necessário realizar o Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPcd), com documentos atualizados como RG, CPF, laudo médico, foto 3×4, comprovante de residência e cadastro no site gov.br.
Além disso, o GDF tem investido em ações para levar os serviços às comunidades, como o projeto Carreta da Inclusão, que já atendeu mais de 11 mil pessoas em diversas regiões do DF.
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A iniciativa do GDF vai além da emissão de documentos. Ao garantir o acesso a direitos e serviços, o governo contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva. Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, a meta é que todas as pessoas com deficiência cadastradas no DF tenham acesso à carteira.
“A secretaria vem trabalhando muito em prol das pessoas com deficiência para que elas tenham acesso a políticas públicas efetivas de acessibilidade, inclusão e serviços. A pasta, inclusive, é um importante instrumento de informação de como chegar a esse serviço, programas que são oferecidos pelo GDF para que as pessoas adentrem”, afirma o secretário Flávio Pereira dos Santos.
A emissão da carteirinha do filho da servidora pública foi rápida e sem burocracias. “Na verdade, o que mais demorou foi o diagnóstico. Procuramos vários especialistas para saber o que causava as dificuldades na fala e no aprendizado dele”, relata a mãe. O caminho foi longo. Demorou cerca de quatro anos até o resultado de autismo moderado. “Assim que recebi o relatório, entrei com o pedido da carteirinha e consegui rapidamente”, conta Dominique.
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Números que impressionam:
- Mais de 10 mil carteiras já foram entregues em 2024.
- Mais de 31 mil pessoas com deficiência estão cadastradas no DF.
- O GDF investiu mais de R$ 100 mil na emissão dos documentos.
A emissão da carteira de identificação para pessoas com deficiência é um exemplo de como políticas públicas podem transformar vidas. Ao facilitar o acesso a serviços e garantir direitos, o GDF demonstra seu compromisso com a inclusão social e a construção de uma cidade mais justa para todos.
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Da Redação do Agenda Capital
Lisboa