A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que pelo menos quatro estados – Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal – decretassem situação de emergência em saúde pública.

A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que pelo menos quatro estados – Acre, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, além da cidade do Rio de Janeiro, decretassem situação de emergência em saúde pública.

Por Delmo Menezes

A crescente e preocupante disseminação da dengue em diversas regiões do Brasil levou quatro estados: Acre, Minas Gerais, Goiás, além do Distrito Federal, a decretarem situação de emergência em saúde pública. Além disso, a cidade do Rio de Janeiro também se junta à lista de locais que enfrentam uma crise sanitária, com um aumento significativo de casos da doença.

Goiás: Aumento de 58% nos Casos

O estado de Goiás foi um dos primeiros a declarar situação de emergência, com o decreto publicado na última sexta-feira (2). Os dados da Secretaria de Saúde apontam um alarmante aumento de 58% nos casos de dengue este ano, registrando 22.275 casos e duas mortes até o momento.

Minas Gerais: Mais de 64 mil casos confirmados

Minas Gerais, que publicou o decreto de emergência em saúde pública em 27 de janeiro, enfrenta uma situação crítica. Até o dia 29 de janeiro, foram registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados de dengue, com um óbito confirmado e 35 em investigação.

Distrito Federal: Unidades de Saúde em regime especial e Hospital da FAB

O Distrito Federal publicou seu decreto em 25 de janeiro, com um boletim epidemiológico recente indicando mais de 30 mil casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, resultando em seis mortes.

Em entrevista no sábado (3/2) a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que no DF mais de 45 mil casos já foram confirmados. Para enfrentar a crise, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam em regime especial até as 22h em 14 locais. Além disso, a população conta com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e tendas de acolhimento distribuídas por toda a região.

A partir desta segunda-feira (5/2), o Distrito Federal, passa a contar com 01 Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira que foi inaugurado em Ceilândia, com capacidade de atender até 600 pessoas por dia.

As Unidades Básicas de Saúde estendem seu horário de funcionamento, e a população conta com Unidades de Pronto Atendimento e tendas de acolhimento distribuídas pela região.

Acre: Notificações em Janeiro

No Acre, o decreto foi publicado no início do ano, em 5 de janeiro. Até meados de janeiro, o estado já havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue, sendo a capital, Rio Branco, a líder em quantitativo de casos.

Rio de Janeiro: 20 mil casos prováveis

A cidade do Rio de Janeiro também enfrenta uma significativa crise de dengue, declarando emergência em saúde pública em 5 de fevereiro. Até 1º de fevereiro, foram contabilizados 20.064 casos prováveis da doença.

Centro de Operações de Emergência do MS

O Centro de Operações de Emergência contra a dengue e outras arboviroses, o COE Dengue, iniciou as atividades no sábado (3). A instalação da sala contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que explicou que o centro será um espaço para coleta e análise de dados. 

“Aqui é um lugar para monitoramento do cenário epidemiológico nacional, produção de informes diários sobre a situação de dengue, orientações aos estados e municípios e, também, tomada de decisões”, destacou. 

Segundo a ministra, o objetivo é permitir uma maior agilidade no monitoramento e na análise do cenário da dengue para enfrentar o avanço da doença no país. Além de integrantes de todas as secretarias que compõem o Ministério da Saúde, o Centro também terá apoio de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e dos conselhos estaduais e municipais de saúde. 

O COE Dengue foi instalado na sede da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em Brasília. A Gestão operacional do COE Dengue e outras Arboviroses está sob a responsabilidade do Departamento de Emergências em Saúde Pública, que vai fornecer o apoio técnico administrativo necessário ao funcionamento de suas atividades. 

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here