O Projeto de lei 1.249/2024 do deputado Ricardo Vale, pretende ofertar mais cursos de Idiomas online a população do DF
Por Delmo Menezes
Os Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal poderão, em breve, ampliar suas ofertas de cursos de idiomas para a modalidade de ensino a distância (EaD). Esta semana, o deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), protocolou o projeto de lei 1.249/2024, que visa garantir aos CILs o direito de oferecer seus cursos por meio de plataformas digitais.
O objetivo central da proposta é democratizar o acesso ao ensino de idiomas, possibilitando que um número maior de estudantes da rede pública, bem como membros da comunidade em geral, possa adquirir conhecimentos em uma segunda língua. Segundo o parlamentar, a oferta de cursos online é uma maneira eficaz de superar as limitações geográficas e físicas, permitindo que mais pessoas se beneficiem dessa formação essencial.
“Sabemos que o domínio de um segundo idioma pode ser o que separa um trabalhador de melhores vagas de trabalho e condições dignas. E, hoje, o DF conta com um sistema de ensino de idiomas muito bom, tanto que milhares de estudantes se habilitam todos os anos em busca de uma vaga, além das remanescentes que são destinadas à comunidade. Então, nada mais justo que usar a tecnologia para potencializar esse importante instrumento de educação e cidadania”, pontuou Ricardo Vale, ao defender a importância do projeto.
Atualmente, a rede pública do Distrito Federal atende cerca de 82 mil estudantes no ensino médio, mas apenas 25% desses alunos têm acesso aos cursos oferecidos pelos 17 Centros Interescolares de Línguas espalhados pela região. Essa discrepância entre a demanda e a oferta é uma das principais justificativas para a necessidade de implementação do ensino a distância.
Além dos alunos matriculados na rede pública, há também um grande contingente de pessoas da comunidade, de várias faixas etárias, interessadas em aprender um segundo idioma. A proposta de lei de Ricardo Vale busca, portanto, atender a essa demanda reprimida, oferecendo uma solução prática e moderna.
Com a aprovação do projeto, espera-se que os CILs possam expandir significativamente sua capacidade de atendimento, utilizando plataformas digitais para oferecer cursos em diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês, entre outros. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a formação de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para as oportunidades globais, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento econômico no Distrito Federal.
O projeto de lei 1.249/2024 agora segue para análise das comissões pertinentes na CLDF, antes de ser submetido à votação em plenário. Caso seja aprovado, representará um passo importante para a modernização do ensino de idiomas na rede pública do DF, tornando-o mais acessível e inclusivo para todos.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital