Servidores comemoram a aprovação em dois turnos do PL que incorpora a PaSUS

Por Redação

A sessão desta terça-feira (23) foi marcada por várias comemorações na galeria do plenário; entre elas, dos servidores da vigilância ambiental e assistência à saúde oriundos da Funasa/Ministério da Saúde e cedidos para o governo do Distrito Federal. Esse grupo de trabalhadores luta, há anos, pela incorporação da chamada Parcela Autônoma de Integração ao Sistema Único de Saúde do DF (PaSUS) – matéria do projeto de lei nº 2.361/21, aprovado em primeiro e segundo turno pela Câmara Legislativa nesta tarde.

A proposta altera a Lei nº 2.770/01, que trata da concessão da parcela pecuniária àqueles servidores federais cedidos para a Saúde do DF, de forma a estabelecer que a mesma será incorporada aos proventos de aposentadoria ou benefício de pensão. O texto reforça, ainda, que o valor da parcela – estipulado em R$ 5 mil – será o mesmo para os níveis superior, médio e fundamental.

O autor da matéria, deputado Agaciel Maia (PL), destacou a atuação desses servidores na prevenção de doenças como a dengue e completou: “Estamos fazendo justiça a trabalhadores que realmente merecem”.

“Resiliência’ é o nome desse pessoal. Foram bravos e resistentes”, disse o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) após elogiar a mobilização da categoria pela incorporação da PaSUS.

Com a tramitação concluída na Casa, o projeto segue ao governador Ibaneis Rocha, para sanção ou veto.

Com informações da Ag. CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here