Deputado Jorge Vianna (Podemos) e gestores do Hospital da Criança de Brasília. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

As comemorações começaram pela manhã no Hospital da Criança com apresentação da Orquestra Sinfônica sob a regência do Maestro Claudio Cohen, e de um culto ecumênico.

Por Delmo Menezes

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) comemora nesta terça-feira (23), 10 anos de funcionamento. Em uma década de existência, o HCB atingiu a marca de 5.129.367 atendimentos de especialidades pediátricas em média e alta complexidade.

Na tarde desta terça-feira (23) em sessão ordinária na Câmara Legislativa do DF (CLDF), parlamentarem de diversos partidos homenagearam o Hospital da Criança.

O distrital Jorge Vianna (Podemos) elogiou a gestão eficiente do HCB. Vianna observou que o HCB já realizou inúmeras “intervenções importantes” em prol da saúde dos jovens do Distrito Federal. Agaciel Maia (PL) falou do orgulho de se considerar um “colaborador do Hospital”. O parlamentar citou números “que comprovam o sucesso da iniciativa”.

O deputado Iolando (PSC), que presidia a sessão no momento da homenagem, também cumprimentou os gestores do HCB presentes e parabenizou-os pelo trabalho desenvolvido na unidade hospitalar. Leandro Grass (Rede) evidenciou a “transparência e, principalmente, a responsabilidade dos profissionais” no atendimento de crianças e adolescentes.

O deputado Agaciel Maia (PL), observou que no Hospital da Criança se realizam procedimentos de média e alta complexidade e falou dos recursos que destinou por meio de emendas ao orçamento do DF, usados para ampliação e aquisição de equipamentos de ponta, entre outras medidas. Foto: CLDF

Na avaliação da deputada Arlete Sampaio (PT), “são dez anos de excepcionais serviços prestados”. A distrital destacou a experiência administrativa do hospital que, segundo ela, em tudo difere da gestão das unidades sob o comando do Iges-DF. “Continuem esse trabalho maravilhoso, dignificando o Hospital da Criança de Brasília”, incentivou, desejando “parabéns e vida longa” ao HCB.

Já o deputado Chico Vigilante (PT) considerou o Hospital da Criança um exemplo do que deveria ser a saúde pública no Brasil. Também parabenizou o corpo funcional e frisou que está destinando “recursos mais robustos no orçamento do ano que vem”, por meio de emenda parlamentar, para serem empregados na unidade de saúde.

Estiveram presentes na sessão ordinária da CLDF os gestores: Claudia Miani – Gerente do Núcleo de Comunicação; Valdenize Tiziani – Superintendente Executiva do HCB; Francisco Duda – Presidente do ICIPE Genésio Vicente.

Fundado com o objetivo de garantir assistência de qualidade para crianças e adolescentes que necessitam de atenção médica especializada, o HCB se tornou referência no acolhimento à população dos 29 dias de vida aos 18 anos, tendo realizado mais de 5 milhões de atendimentos de média e alta complexidade.

Na parte da manhã, às 9h30, o aniversário foi comemorado com um culto ecumênico, e concerto da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob regência do maestro titular da OSTNCS, Claudio Cohen, no próprio Hospital.

O Hospital possui o selo de “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece a segurança, qualidade da gestão e melhoria contínua da cultura organizacional. O HCB também recebeu o prêmio Quality Brasil 2021, referente à gestão de negócios, o comprometimento com o modelo latino-americano de excelência e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para celebrar o seu décimo ano de existência, o Hospital da Criança de Brasília promoveu uma série de ações ao longo de 2021. Em janeiro, houve a inauguração de mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação. Em fevereiro, o HCB começou a usar um neuronavegador híbrido, que traz mais segurança para cirurgias cerebrais. Em março, o Hospital doou mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis a instituições do DF que apoiam famílias mais vulneráveis na pandemia do coronavírus.

Fachada do Hospital da Criança do DF. Foto: Reprodução

História do HCB

O Hospital da Criança de Brasília foi idealizado a partir da experiência de pais cujos filhos foram diagnosticados com câncer e da equipe de profissionais da pediatria do Hospital de Base do DF – eles criaram a Abrace, que mobilizou a sociedade civil para erguer um centro especializado, com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente.

Desde a sua inauguração em 2011, o HCB é administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos criada em 2009 pela Abrace com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também no ensino e na pesquisa em saúde.

Estando totalmente implantado, com 30.892 m² de área construída, incluídas edificações de apoio, o Hospital tem 60 consultórios e 202 leitos de internação — sendo 38 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica —, um centro cirúrgico com cinco salas cirúrgicas de médio e grande porte, bem como hemodiálise, hemoterapia, quimioterapia e serviço de imagem, área de ensino e pesquisa, entre outros serviços.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here