
Endrick, Robert Renan e Kaká recebem título de cidadão Benemérito de Brasília
Por Delmo Menezes
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (9), uma homenagem a três jogadores de futebol que nasceram no DF e se destacaram tanto no cenário nacional quanto no internacional. Endrick, Robert Renan e Kaká receberão o título de Cidadão Benemérito de Brasília, uma honraria concedida a personalidades que praticam atos de relevante interesse social.
Endrick
O jovem atacante Endrick, nascido em Taguatinga em 21 de julho de 2006, atualmente joga pelo Real Madrid e faz parte da Seleção Brasileira. Sua trajetória no futebol começou aos quatro anos, e, aos dez, ele se mudou com sua família para o São Paulo, onde entrou para a equipe sub-11 do Palmeiras. Aos 16 anos, ele já havia marcado seu nome na história ao se tornar o jogador mais jovem a fazer um gol pelo time profissional do Palmeiras.

Para o deputado distrital Max Maciel (Psol), que fez uma homenagem em parceria com o deputado Tiago Manzoni (PL), Endrick é um “exemplo para uma geração inteira, uma inspiração para a juventude negra e periférica de Brasília”. O reconhecimento foi formalizado pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 202/2024.
Roberto Renan
Outro atleta a ser homenageado é Robert Renan, zagueiro nascido em 11 de outubro de 2003 e criado na expansão do Setor O, em Ceilândia. Descoberto pelo Novorizontino (SP), ele construiu sua carreira na base do Corinthians e estreou como profissional em 2022. Robert foi contratado pelo Zenit, da Rússia, e jogou por empréstimo no Internacional antes de ser anunciado, recentemente, como reforço do Al-Shabab, da Arábia Saudita.
Max Maciel também foi o autor do PDL nº 138, que concedeu honraria ao zagueiro, confirmando sua trajetória que começou em um projeto social no DF e o levou a brilhar nos gramados internacionais.
Kaká
O ex-jogador Kaká, natural do Gama e nascido em 22 de abril de 1982, é outro ícone do futebol mundial que será homenageado. Com uma carreira marcante, Kaká começou no São Paulo Futebol Clube aos 12 anos e, ao longo de sua trajetória, conquistou títulos importantes jogando pelo Milan e pelo Real Madrid. Em 2007, foi eleito o melhor jogador do mundo, recebendo a “Bola de Ouro”.
O deputado Tiago Manzoni, que apresentou proposta de homenagem ao lado de Roosevelt Vilela, destacou não só as conquistas esportivas de Kaká, mas também seu trabalho humanitário, especialmente como embaixador do Programa Alimentar Mundial da ONU. O PDL nº 204/2024 formaliza esse reconhecimento.
Outras homenagens
Além dos jogadores, a CLDF aprovou homenagens a outras personalidades. Dom Marcony Vinícius Ferreira, arcebispo militar do Brasil, Ana Cláudia Badra Cotait e Diego Marques Araújo também concederam o título de Cidadão Benemérito de Brasília.
Outras figuras, como Ney Ferraz Júnior, Maria Angela Marini Vieira Ferreira e Fernando Antônio Rodriguez, titulares do título de Cidadão Honorário de Brasília, em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para a sociedade do Distrito Federal.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital